Batman # 8 – Abril – Premium

Por Samir Naliato
Data: 5 abril, 2001

Batman Premium # 8Editora: Editora Abril – Mensal

Autores: Batman- Greg Rucka (argumentos); Rick Burchett, Paul Ryan & Sérgio Cariello (desenhos) e James Hodgkins, Bill Sienkiewicz & Mark Pennington (arte-final); Azrael – Dennis O’Neil (argumentos), Roger Robinson (desenhos) e James Pascoe (arte-final); Mulher-Gato – John Ostrander (argumentos), Jim Balent (desenhos) e Marlo Alquiza (arte-final).

Preço: R$ 9,90

Data de lançamento: Março de 2001

Sinopse

A edição começa com o acerto de contas entre Batman e Gordon. Para explicar porque esteve ausente durante o início da saga Terra de Ninguém, e reatar a amizade com o Comissário, o Homem-Morcego está disposto até mesmo a revelar sua identidade secreta.

Na trama seguinte, ficamos sabendo quem é a pessoa misteriosa que estava trabalhando escondida por Gotham City, e essa revelação é o foco das outras histórias da revista. Na seqüência, temos a Caçadora com dúvidas sobre seguir ou não Petiti.

A seguir, Azrael e Batgirl devem ir até o território do Coringa para tirar os civis de lá, pois o local pode se transformar num campo de batalha.

A revista continua com uma história em duas partes, mostrando o começo da reconstrução da cidade. A opinião pública e a imprensa começam a pressionar o governo americano para reintegrar Gotham ao país. Enquanto isso, várias tramas paralelas mostram Bane, Coringa e Caçadora. Ao fim, o anuncio oficial do final daTerra de Ninguém.

Por último, duas histórias da Mulher-Gato. Pingüim encontra nossa anti-heroína à beira da morte, e lhe dá todas as condições para se recuperar. Em troca, quer que ela sabote as operações do pretenso salvador da cidade. Selina aproveita para se vingar da mulher que quase a matou em Batman #6.

Positivo/Negativo

As tramas dessa edição são regulares, mas com alguns bons momentos. O mais interessante é a conversa entre Batman e o Comissário Gordon. Depois de muito tempo, finalmente temos uma boa história da Mulher-Gato, fechando esse número. Apesar do final ser meio estranho (um morto-vivo?!), Ostrander conseguiu agradar.

O destaque fica para o cartão que vem com a revista, muito bonito. Na verdade, esse cartão é a capa da revista Batman: Legends of the Dark Knight #126, publicada em dezembro de 1999. A arte é de Alex Maleev, com arte-final de Wayne Faucher.

Em compensação, os desenhos desta edição estão muito fracos, em todas as histórias! Até a arte do brasileiro Sérgio Cariello, que eu gosto muito, está aquém do seu potencial.

Temos também um erro no crédito do desenho da capa. A assinatura diz Aparo & Delperdang, mas a Abril, por engano, colocou Rick Burchett e James Hodgkins na contra-capa. O correto é mesmo Jim Aparo e Jesse Delperdang.

Nada de especial neste oitavo número, a não ser a revelação de quem é o responsável pelos últimos acontecimentos na Terra de Ninguém, e o que realmente pretende.

Classificação

2,5

• Outros artigos escritos por

.

.

.