BATMAN EXTRA # 1

Por Diego Figueira
Data: 1 dezembro, 2007


Título: BATMAN EXTRA # 1 (Panini
Comics
) – Revista mensal

Autor: Matt Wagner (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 5,90

Número de páginas: 72

Data de lançamento: Abril de 2007

Sinopse: Batman e os Homens-Monstro – No início de sua cruzada contra o crime de Gotham, Batman se depara com seu primeiro desafio envolvendo uma ameaça sobre-humana na forma das criações do Dr. Hugo Strange.

Além de se ver diante de um novo tipo de adversário, o Morcego está envolvido pessoalmente com o caso, já que Strange ameaça as vidas do milionário Norman Madison e de sua filha Julie, o interesse romântico de Bruce Wayne.

Positivo/Negativo: Esta nova revista mensal vem para atender os fãs do Cavaleiro das Trevas que há muito tempo pediam à Panini a publicação de todo material sobre o personagem que é editado nos Estados Unidos. Batman é, com certeza, o personagem mais explorado pela DC em minisséries e edições especiais, seja com histórias dentro da cronologia oficial ou mesmo na série Elseworlds.

Não é à toa que existem tantos materiais desse tipo com o herói. Além de ser uma fonte quase infinita de idéias e possibilidades para os roteiristas, estas formas de publicação agradam o público, especialmente os que se sentem cansados dos eventos que se arrastam indefinidamente nas revistas mensais nos últimos anos.

A minissérie escolhida para inaugurar Batman Extra tem toda a cara de tentativa de segurar os leitores que a sua “irmã mais velha” não está agradando. É uma volta ao básico do herói temperado com uma proposta despretensiosa de narrar o que seria o primeiro confronto do Batman com seres sobre-humanos.

Como essa parte não recebe a ênfase esperada, a história tem mais cara de Elseworld do que de “versão oficial”. Quanto à apresentação de Hugo Strange, praticamente desconhecido para toda uma geração de leitores do Homem-Morcego, também não há nada de fenomenal, embora suas motivações na trama sejam justificadas.

As melhores passagens parecem recauchutagem, como o relacionamento entre Bruce Wayne e Julie Madison, cujo pai está envolvido com os negócios sujos do mafioso Maroni. Esta parte da trama ocupa a maior parte desta primeira edição e, por melhor que seja, não escapa à comparação com o longa-metragem de animação A Máscara do Fantasma, que vence fácil por uma série de outros pontos a favor em seu enredo.

Os tais homens-monstro só aparecem mesmo no final, no gancho para a próxima
edição
, que traz a conclusão da história. Mesmo assim, não chega a
ser um problema, pois a trama se sustenta pelos personagens.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.