Batman – O Cavaleiro das Trevas 2 # 3

Por Zé Oliboni
Data: 6 maio, 2005

Batman – O Cavaleiro das Trevas 2 # 3Editora: Abril – Minissérie em três edições mensais

Autores: Frank Miller (roteiro e arte) e Lynn Varley (cores).

Preço: R$ 6,50

Número de páginas: 80

Data de lançamento: Abril de 2002

Sinopse

A conclusão da história de Batman, Superman e outros heróis da DC no futuro pra lá de sombrio criado por Frank Miller.

Positivo/Negativo

Os descuidos da arte e o péssimo trabalho de cor marcaram esse retorno tão esperado ao cenário de O Cavaleiro das Trevas.

Contudo, a morte do Capitão Marvel, retratada no primeiro quadro da página 12, está fantástica e é a melhor cena da edição. Feita no melhor estilo da pop art, com as cores pixelizadas por trás de uma potente onomatopéia, esta arte poderia ser pendurada numa exposição ao lado de gênios como Andy Warhol sem passar vexames.

O final da história só reforça a tese da série original: Batman é muito mais que um estrategista, é o único dos heróis que enxerga além do maniqueísmo e consegue ter uma visão mais “realista” do mundo. Isso é ressaltado em vários momentos, como quando sobrevive no final e quando o Superman aceita que ele está certo.

Outro ponto que Miller ressalta é a fraqueza do Batman por ser humano e sujeito a morrer dos males da idade. Contudo, a volta do Dick com poderes e a nova destruição da caverna foram totalmente desnecessárias.

Um diálogo que não pode deixar de ser mencionado é o de Superman com sua filha, sobre suas origens e os humanos.

No geral, a série é interessante e poderia ter sobrevivido à fragilidade dos desenhos e das cores, se não tivesse que ficar na sombra da obra que revolucionou os quadrinhos.

Classificação

3,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.