Batman – O Cavaleiro das Trevas # 2

Por Diego Figueira
Data: 29 abril, 2005

Por Diego Figueira e Zé Oliboni

Batman - O Cavaleiro das Trevas # 2Editora: Abril – Minissérie em quatro edições mensais

Autores: Frank Miller (roteiro e arte), Klaus Janson (arte-final) e Lynn Varley (cores).

Preço: Cz$ 14,00 (preço da época)

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Abril de 1987

Sinopse

O Morcego Triunfa – Surge uma nova Robin e o Batman parte para cima das gangues de mutantes.

Positivo/Negativo

Nesta segunda edição é explorado outro conceito: a dúvida se o Batman controla ou gera mais crime. Essa discussão mostrada em cadeia nacional nas palavras do Dr. Volper, que classifica o herói como uma “doença social sobre Gotham”, também foi tema de muitas tramas posteriores, influenciando inclusive a famosa graphic novel Asilo Arkham, de Grant Morrison e Dave McKean.

Destaque para a fantástica conversa sobre o Batman entre o Superman e o Presidente Reagan, feita como um belíssimo diálogo de símbolos, com close na bandeira dos Estados Unidos fechando até restar apenas uma faixa vermelha em um quadro branco, e passando para o vermelho num quadro amarelo, que se abre no emblema do Homem de Aço.

Na linha da ação, a revista apresenta a nova Robin e as duas investidas do Batman contra os mutantes, que tinham se declarado a lei de Gotham após ameaçar o Comissário Gordon.

No primeiro ataque, utilizando o bat-tanque, o Batman apanha e fica quase à beira da morte. Quando ele chama por Dick Grayson (o primeiro Menino-Prodígio), é salvo pela nova Robin, que vai até a caverna com ele.

Na revanche contra o líder mutante, em uma luta na lama, o Morcego diz: “isso não é uma fossa, é uma mesa de operação e eu sou o cirurgião”. Após vencer, os mutantes se autoproclamam filhos de Batman.

O desenho, apesar de seguir essencialmente a mesma linha, fica um pouco melhor pelo uso de mais tons escuros e sombras. Na narrativa, destaque para a primeira aparição da Robin entrecortada pela entrevista televisionada do Dr. Volper.

Classificação

classificacao50

• Outros artigos escritos por

.

.

.