Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

BERSERK # 1

1 dezembro 2005


Título: BERSERK # 1 (Panini
Comics
) - Revista mensal
Autores: Kentaro Miura (roteiro e arte).

Preço: R$ 5,90

Número de páginas: 126

Data de lançamento: Maio de 2005

Sinopse: Gatts, o espadachim negro perseguido por demônios e espíritos malignos, chega à cidade de Koka à procura dos "cinco mãos divinas". Após ser capturado por uma multidão de guardas, ele é torturado na prisão.

Em seguida, Puck, o elfo, ajuda Gatts a fugir da prisão, mas o rei de Koka, um monstro, invade a cidade seguido por seus soldados. Qual seria sua relação com os "cinco mãos divinas"?

Positivo/Negativo: Depois de muito tempo de espera, Berserk é publicado no Brasil, pela Panini, e não pela Conrad Editora, que o havia anunciado há dois anos.

O mangá já começa com muita ação, violência e, logo nas primeiras páginas, uma cena de sexo. Sem nenhum tipo de puritanismo, a revista deveria ser "recomendada" para maiores de 18 anos e vir lacrada, e não para 16, como está na capa. Afinal, uma criança morta e pendurada em uma lança, e um cavaleiro e sua montaria sendo cortados por apenas um golpe da espada de Gatts não é uma visão light.

A arte de Miura é muito detalhista e sua narrativa casa bem com o roteiro.
A história prende o leitor no sentido de saber o que são os "cinco mãos
divinas", de onde surgiu o estigma no pescoço de Gatts e por que ele sangra
quando demônios ou espíritos malignos se aproximam.
Na versão para o português, Puck fala de um jeito que mescla termos "caipiras" com contrações de palavras. Inicialmente, parece esquisito, por não combinar com o clima violento da história, mas no original ele também se pronuncia num "dialeto" todo particular.

No final do mangá, a seção de notas descreve alguns temas abordados pelo autor e curiosidades sobre a tradução e a adaptação. Ponto para a Panini, por não "sujar" a arte das páginas com requadros, como a JBC fez recentemente, e por abrir espaço para cartas dos leitores logo no primeiro volume, algo que a Conrad, por exemplo, lamentavelmente, aboliu.

Agora, é só aguardar os próximos volumes e ver o que espera o leitor em Berserk.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA