Boulle & Bill – Ao ataque!

Por Rodrigo Scama
Data: 9 dezembro, 2016

Boulle & Bill – Ao ataque!Editora: Nemo – Edição especial

Autores: Cric, Pierre Veys e Diego Aranega (roteiro), Verron (arte) e Anne-Marie e Julien Ducasse (cores) – Originalmente em Boule & Bill 33 – À l’abordage!.

Preço: R$ 29,00

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Agosto de 2012

Sinopse

Um garoto de dez anos (Boule) e seu cãozinho Cocker (Bill) são o tema deste quadrinho franco-belga de muito sucesso na Europa.

Além dos dois protagonistas, há os pais de Boule, seu melhor amigo, seu interesse romântico, a tartaruga que namora Bill e outros tantos personagens que, em histórias de uma página, divertem em igual medida jovens e adultos.

Positivo/Negativo

Boule & Bill é uma série infantil franco-belga de grande sucesso na Europa. No Brasil, foram poucas as aparições desse garotinho e seu cãozinho da raça Cocker. Entretanto, a Nemo trouxe para o Brasil diversos álbuns da dupla, sendo Ao ataque! o primeiro deles.

É importante salientar que este álbum é o primeiro que não foi produzido pelo criador da dupla, Jean Roba. Isso fica explícito tanto na introdução, na qual Bill apresenta os autores, quanto no final, em que há um desenho de Roba estimulando seu pupilo Laurent Verron.

Como na França e na Bélgica os criadores são muito importantes, todo cuidado é pouco na hora de passar o bastão para outros desenhistas ou argumentistas. Basta ver a celeuma causada pelos novos autores de Asterix, que não foram aceitos pelos fãs mais radicais dos gauleses irredutíveis.

Voltando a Bill e seu dono, pode-se dizer que o álbum diverte tanto crianças quanto adultos. Cada história tem apenas uma página, o que ajuda na leitura para os pequenos recém-alfabetizados, mas diverte também os marmanjos.

As situações vividas pela dupla de protagonistas, somadas à sinergia do garoto e seu cachorro, geram situações hilárias, como a diferença entre Boule paquerando uma menininha e Bill uma cadelinha.

E vale salientar que a namorada de Bill é Caroline, a tartaruga do garoto, que, por sua vez, também gera situações muito inusitadas, ora pela sua lerdeza, ora pela sua perspicácia.

Reforçam o time e as histórias os pais de Boule, típicos cidadãos de classe média, às voltas com contas, prestações atrasadas e as típicas situações matrimoniais.

Os desenhos são muito expressivos, tanto que várias das piadas só têm graça pela forma que Verron as desenha.

Já na página 9, os amigos de Bill estão incomodando Boule de tal forma que o desenho faz o leitor rir antes mesmo de completar a piada. O mesmo pode ser dito de Caroline experimentando um vestido de noite e se imaginando casando com o cachorrinho. Só a imagem já é suficiente para arrancar risos.

Boule & Bill é um livro para ser devorado por leitores de qualquer idade, uma daquelas poucas obras em que adultos e crianças maravilham-se com as mesmas piadas e ideias.

A série teve sete álbuns lançados pela Nemo por aqui entre 2012 e 2014. Depois disso, infelizmente, não saiu mais nenhum volume.

Classificação

4,5

.

Compre Boulle & Bill aqui!

• Outros artigos escritos por

.

  • Dyel Dimmestri

    Vale lembrar que Boule & Bill chegou a ser publicado por aqui nos anos 1980-mais precisamente em 1987-pela editora Martins Fontes.Na época,inclusive,chegaram a lançar uma linha de camisetas e artigos de cama,mesa e banho com as estampas dos personagens.