Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Reviews

BUDA # 13 – O TEMPLO DE JETAVANA

1 dezembro 2006


Título: BUDA # 13 - O TEMPLO DE JETAVANA (Conrad
Editora
) - Série mensal
Autor: Osamu Tezuka (texto e arte).

Preço: R$ 19,90

Número de páginas: 232

Data de lançamento: Janeiro de 2006

Sinopse: Buda convence o Príncipe Lazúli a libertar os sakyas e a homenagear a mãe, uma escrava morta por ele mesmo, para aliviar seu sofrimento. O filho do Rei Prasenajit torna-se seu seguidor, para desgosto do pai, que exige que retome as terras conquistadas.

Enquanto isso, Devadatta une-se ao recém-empossado Rei Ajatasattu e torna-se líder de um grupo de seguidores de Buda - incluindo Tahta. No entanto, um erro no decreto faz com que ainda restem budistas no Templo de Kalandaka, em Magadha.

Positivo/Negativo: A peregrinação de Buda conseguiu arregimentar um grande grupo de seguidores em diversas castas. Sua força espiritual conseguiu mexer com os alicerces políticos da Índia. Mas, como o protagonista descobrirá em breve, é justamente em Kalandaka que começam a despontar problemas.

Mas não só lá: o próprio templo de Jetavana já contradiz os preceitos que Siddhartha prega por sua grandeza e luxuosidade. São sinais de que, mesmo em vida, Buda já era grande demais para que pudesse controlar os caminhos de seus ensinamentos.

Na página 204, Tezuka insere discretamente a solução do problema nas palavras do próprio Buda: "Eu também morrerei algum dia. Mas deixarei meus ensinamentos. Depois disso, é cada um por si. O caminho deve ser aberto com suas próprias forças."

O penúltimo álbum da série mostra Buda tomando consciência de que morrerá - e que precisa transformar seu conhecimento em um legado.

Há uma correção a ser feita neste volume: o capítulo que abre o livro é o sexto, e não o primeiro da sexta parte da saga.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA