Calvin & Haroldo – Deu “Tilt” no Progresso Científico

Por Diego Figueira
Data: 18 fevereiro, 2011

Calvin & Haroldo - Deu "Tilt" no Progresso CientíficoEditora: Conrad – Edição especial

Autor: Bill Watterson (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 29,90

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Fevereiro de 2010

Sinopse

Sétimo volume a reunir as tiras de Calvin & Haroldo.

Positivo/Negativo

É desnecessário dizer como Calvin & Haroldo é fantástico. As qualidades da obra-prima de Bill Watterson são cantadas aos quatro ventos mesmo fora dos círculos de frequentadores da seção de quadrinhos das livrarias. Trata-se de uma das mais famosas e amadas HQs de todos os tempos.

Calvin & Haroldo talvez tenha sido a última grande tira dos jornais do mundo e já se equipara aosPeanuts de Charles Schulz, com lugar de destaque na cultura popular. E, assim como acontece com os personagens de Mauricio de Sousa, conforme mostrado por Fernando Gonsales em MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 Artistas, aparece em adesivos, muros, camisetas e bonecos, ainda que a contragosto de seu criador.

Recentemente, no Brasil, o personagem, que deixou de ter histórias inéditas há mais de 15 anos, chegou ao Twitter. Um perfil chamado FrasesDoCalvin publica máximas e frases memoráveis do personagem. Sucesso mais do que certeiro entre os perfis fake que homenageiam celebridades na internet.

Também foi lançada uma ferramenta de busca na internet, similar ao Google, que encontra palavras e expressões num acervo de tiras do personagem em inglês. Muito útil não apenas para fãs, mas também para pesquisadores que queiram trabalhar com essa preciosidade dos quadrinhos.

Com um sucesso tão consolidado, só resta apontar para os detalhes deste álbum, que vão além daquilo deu fama a Watterson e sua criação. Por exemplo, o domínio que o autor tem da narrativa diária na tira, criando ganchos e aproveitando temas para tornar a série realmente viciante, seja para quem as leu no jornal ou para quem pega o álbum e não consegue largá-lo antes do final.

Dessa forma, acompanhar Calvin e seu tigre de pelúcia durante um inverno inteiro torna-se uma experiência divertida e emocionante, com uma riqueza de momentos poucas vezes vista em qualquer forma de arte.

Tudo que fez Calvin e Haroldo famosos está ali: as aventuras com seus alter egos, a implicância com a babá Rosalyn e a vizinha Susie Derkins, as tentativas de ludibriar a professora Sra. Wormwood. Tudo isso no traço genial de Watterson, que transita como poucos entre o cenário da realidade e da fantasia.

Mas Calvin tem também um outro lado, que faz dele diferente e, ao mesmo tempo, parecido com muitos leitores: apesar de esperto e arteiro, não se enquadra nas atividades dos outros garotos “normais” da escola. Para ele, esportes com regras fixas são muito chatos e é bem melhor curtir seu próprio jogo, com regras inventadas que mudam a cada lance, com seu amigo Haroldo. Poucos retratos de crianças na literatura ou no cinema foram tão precisos.

Conrad vem fazendo um trabalho exemplar com toda série, a exemplo do que também realizou com Sandman. Álbuns bem cuidados, com regularidade de publicação e, neste caso, preço bem acessível.

Se uma indicação de leitura ainda é necessária para Calvin & Haroldo, que sirva não apenas ao público, mas também à editora e às livrarias, para que a obra de Bill Watterson esteja sempre disponível para divertir e encantar todo tipo de leitor.

Classificação

classificacao50

• Outros artigos escritos por

.

.

.