Capitão América – Soldado Invernal

Por André Sollitto
Data: 27 janeiro, 2012

Capitão América - Soldado InvernalEditora: Panini Comics – Edição especial

Autores: Ed Brubaker (roteiro), Steve Epting, Michael Lark, John Paul Leon e Tom Palmer (desenhos), Steve Epting, Mike Perkins e Michael Lark (arte-final) e Frank D’Armata (cores) – Originalmente publicado em Captain America # 1 a # 9 e # 11 a # 14.

Preço: R$ 75,00

Número de páginas: 304

Data de lançamento: Julho de 2011

Sinopse

Abalado com o fim dos Vingadores, o Capitão América precisa enfrentar o Soldado Invernal, um inimigo surgido nos tempos da Guerra Fria.

Positivo/Negativo

Quando o roteirista Ed Brubaker assumiu a revista do Capitão América, acompanhado pelo desenhista Steve Epting, ele injetou uma nova dose de energia nas histórias do personagem. Este encadernado reúne as primeiras edições feitas pela dupla.

Aproveitando os 75 anos de cronologia do Capitão, Brubaker pega os fatos mais importantes e consegue fazer o clássico herói evoluir, amadurecer. A trama possui cenas de ação bem feitas, mas intercaladas com dramas pessoais na medida certa, que fogem da pieguice.

Esta é uma das melhores fases do Capitão América e uma das séries mais interessantes e bem escritas dos quadrinhos norte-americanos dos últimos tempos. Mostra que, sim, há vida inteligente nas HQs de heróis.

A arte realista é cheia de personalidade, fugindo dos padrões da maioria das HQs de linha da Marvel. Epting mostra-se um grande narrador visual, capaz de dar vida às cenas de ação mais impressionantes. Arrematando o pacote, as cores sombrias de Frank D’Armata também combinaram com o tom do enredo.

A edição da Panini é bem cuidada. Capa dura, com prefácio e galeria de capas. O problema é que o preço de capa talvez tenha afugentado leitores ocasionais. Ainda mais porque O soldado invernal foi lançado na época em que a ótima adaptação cinematográfica das aventuras do Capitão América estava nos cinemas.

Quem se interessou pelo personagem depois de ver o filme foi recompensado com algumas das melhores histórias recentes do Sentinela da Liberdade. E, pros leitores veteranos, foi um belo acréscimo à coleção esta fase tão importante do herói.

Classificação

• Outros artigos escritos por

.

.

.