Cinqüentenário Disney

Por Marcus Ramone
Data: 21 maio, 2007

Cinqüentenário DisneyEditora: Editora Abril – Edição especial

Autores: vários (textos e desenhos).

Preço: variável (se encontrado em sebos)

Número de páginas: 184

Data de lançamento: Novembro de 1973

Sinopse: Edição comemorativa dos 50 anos da Disney.

Positivo/Negativo

Os anos 1970 foram alguns dos melhores na trajetória dos quadrinhos Disney no Brasil. Nessa época, entre tantas edições especiais, algumas se destacaram e jamais tiveram similares nas décadas seguintes.

Uma delas é hoje um tesouro precioso para os admiradores do Mago de Burbank e dos colecionadores de quadrinhos em geral: Cinqüentenário Disney, uma edição em tamanho gigante, capa dura e papel especial, apresentando as primeiras tiras e histórias completas dos principais personagens de Walt Disney, muitos deles com visual bastante diferente do atual.

Mickey, Pateta, Zé Carioca, Lobão, Três Porquinhos, Superpateta, Peninha, Margarida, Prof. Pardal, Huguinho, Zezinho,Luisinho, Maga Patalójika, Mancha Negra, Metralhas, Vovó Donalda, Chiquinho, Francisquinho e Gastão em suas primeiras aparições, nos desenhos marcantes de ícones como Carl Barks, Tony Strobl, Paul Murry e muito mais, são as estrelas deste especial.

Das quase 200 páginas, apenas uma contém a biografia resumida do homenageado. Todo o resto é dedicado exclusivamente aos quadrinhos, incluindo as que intercalam as histórias, estreladas pelo próprio Walt Disney contracenando com os personagens e informando aos leitores suas respectivas datas de criação. Essas páginas foram desenhadas por artistas daEditora Abril.

Assim como Tio Patinhas EspecialMickey Especial e Pato Donald Especial # 1 e # 2, publicados no mesmo formato e apuro gráfico, Cinqüentenário Disney é um item dos mais cobiçados pelos fãs da turma de Patópolis.

Afinal, lançado em edição limitada, o álbum é hoje uma publicação rara e difícil de encontrar em sebos ou sites de leilão. Quando ofertados, os exemplares costumam valer quase R$ 100,00.

Classificação

5,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.