Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY – VOLUME 6 – AS VIAGENS DE MARCO POLO

1 dezembro 2011

CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY - VOLUME 6 - AS VIAGENS DE MARCO POLO

Editora: Abril - Edição especial

Autores: As aventuras de Marco Polo - Guido Martina (roteiro), Romano Scarpa (roteiro e desenhos) e Sandro Del Conte (arte-final);

O tesouro de Marco Polo - Carl Fallberg (roteiro), Tony Strobl (desenhos) e Steve Steere (arte-final).

Preço: R$ 9,95

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Junho de 2010

 

Sinopse

Duas HQs Disney inspiradas nas aventuras do explorador veneziano Marco Polo (1254 - 1324), que originaram O livro das maravilhas - A descrição do mundo (ou As viagens de Marco Polo), escrito por Rustichello de Pisa.

Positivo/Negativo

Da capa ilustrada pelo mestre italiano Marco Rota até a última página da edição, Clássicos da Literatura Disney # 6 é uma das melhores da coleção.

A HQ de abertura, dividida em quatro capítulos, tinha sido publicada no Brasil pela última vez em Grandes aventuras Disney # 1, havia sete anos.

CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY - VOLUME 6 - AS VIAGENS DE MARCO POLO

É o grande destaque deste volume. A história épica tem roteiro e desenhos de outro mestre Disney da Itália, Romano Scarpa, garantia de uma aventura com muita ação e uma arte bela e dinâmica.

A trama tem início quando Tio Patinhas, produtor de uma série de TV sobre Marco Polo (roteirizada pelo Mickey), convoca parentes e amigos - dentre eles, Prof. Pardal, Donald, Margarida, trigêmeos, Clara de Ovos, Pata Lee e até João Bafo-de-Onça - para interpretar os personagens, a fim de economizar dinheiro dispensando atores profissionais.

A partir daí, começa o "filme", com ocasionais intervenções do Tio Patinhas para reclamar da imponência dos cenários - que o fariam gastar milhões de patacas - ou tentar incluir merchandising.

Muitos dos interessantes fatos e descobertas atribuídos às andanças de Marco Polo pelo Oriente estão presentes na aventura, que traz bastante humor para completar essa epopeia lançada originalmente em 1982 e publicada em 11 países.

Se a segunda HQ deste volume, produzida no início da década de 1970, não tem o mesmo impacto da outra, ainda assim o roteiro aventuresco de Carl Fallberg - responsável, ao lado de Paul Murry, por grandes histórias detetivescas do Mickey - e os desenhos de Tony Strobl trazem uma divertida caça ao tesouro perdido de Marco Polo.

Esta edição já nasceu clássica.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA