Clássicos do Cinema – Turma da Mônica # 1 – Horacic Park

Por Amalio Damas
Data: 15 fevereiro, 2013

Clássicos do Cinema - Turma da Mônica # 1 - Horacic ParkEditora: Panini Comics – Revista bimestral

Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (texto e arte).

Preço: R$ 5,50

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Abril de 2007

Sinopse

Na primeira história, a turminha do bairro do limoeiro é levada por Mauricio de Sousa para conhecer sua nova criação: o Parque dos Dinossauros.

Entretanto, as coisas não saem exatamente como planejadas e várias confusões acontecem, armadas por um dos inimigos dos personagens.

Na segunda aventura, Horácio leva um novo amigo ao Vale Secreto dos Napões, sem saber que o visitante não é bem o que parece.

Positivo/Negativo

Clássicos do Cinema – Turma da Mônica é uma série que tem como objetivo parodiar filmes bastante conhecidos do grande público. Em seu número de estreia, o sucesso de público Jurassic Park, ou Parque dos Dinossauros, serviu de mote para as aventuras dos personagens de Mauricio de Sousa.

A trama é bem similar à do filme, como, por exemplo, o modo pelo qual os dinossauros são trazidos à vida, pelo DNA, mas aqui a sigla ganha outro significado: Desenho Natural Ampliado.

Logo no início, todos são transformados em personagens similares aos do filme. Cebolinha e Mônica são os paleontólogos Alan Grant e Ellie Sattler, respectivamente; Mauricio é John Hammond, o investidor; Cascão é o Dr. Ian Malcolm, o matemático; Franjinha é o cientista-chefe Henry Wu, Horácio é o Tiranossauro Rex, porém bonzinho, e Magali é a única que não tem um similar no longa-metragem.

Para aproximar ainda mais o gibi da trama do filme, o vilão é um velho conhecido dos leitores da Turma da Mônica, e suas intenções estão bem próximas das do vilão da película cinematográfica.

No contexto geral, é uma história bem engraçada, principalmente para quem assistiu ao filme. E mesmo os que não viram poderão se divertir. São ótimas piadas, com momentos memoráveis, como a aparição do Tiranossauro Rex com preferências gastronômicas singulares.

Já a segunda aventura é estrelada pelo Horácio e não tem nenhuma conexão com a paródia do filme, só o fato de trazer dinossauros. É pouco, pois foge do mote da revista que é a paródia a Jurassic Park.

A introdução feita pelo personagem Mauricio informa que a história principal é uma republicação, mas não há qualquer indicação de quando saiu pela primeira vez. Para os interessados, foi na revista Mônica # 83, de outubro de 1993, pela Globo. A editora ainda a relançaria em 1996, em formato gigante, no Gibizão Turma da Mônica # 5.

Uma galeria de personagens e a já tradicional tirinha de última página complementam a edição.

Classificação

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.