CLÁSSICOS DO CINEMA – TURMA DA MÔNICA # 24 – AVATURMA

Por Marcus Ramone
Data: 1 dezembro, 2011

CLÁSSICOS DO CINEMA - TURMA DA MÔNICA # 24 - AVATURMA

Editora: Panini Comics – Revista bimestral

Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (texto e arte).

Preço: R$ 6,50

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Março de 2011 (no expediente: fevereiro)

 

Sinopse

Os personagens de Mauricio de Sousa em uma paródia do filme Avatar.

Na trama, Ceboleique (Cebolinha), Casc (Cascão) e Doutora Magrale (Magali) usam os Avaturmas criados por Fran Papel (Franjinha) para se infiltrar entre os seres azuis Navixi do planeta Pandemora, a fim de conseguir algumas sementes de plantas para reflorestar a Terra.

Positivo/Negativo

Recriando com fidelidade os cenários, animais exóticos, máquinas e visual dos personagens do filme Avatar, esta paródia estrelada pela Turma da Mônica só foge da linha original de eventos para viajar na imaginação com as muitas e engraçadas tiradas.

Com piadas infames e gags visuais, a HQ tira onda das próprias situações cômicas que desfilam pelas páginas e não economiza no besteirol.

E o leitor que não assistiu ao filme não terá a menor dificuldade em se divertir, até porque os elementos principais de Avatar são mantidos na aventura, deixando a trama bem entendida.

Mas algumas piadas podem não ser compreendidas pelo público infanto-juvenil, já que se referem a temas mais antigos, como a citação textual a MacGyver, herói do seriado televisivo Profissão: Perigo, sucesso nos anos 1980.

Isso também acontece no ponto alto da HQ, na página 36, quando os Navixi convocam diversos personagens azuis – antigos e contemporâneos – do mundo do entretenimento para ajudá-los contra as forças do coronel Feio Imundus.

Assim, de uma só vez, surgem Demônio Azul, Guardião (dos Lanternas Verdes) e Besouro Azul, da DC Comics; um dos Power Ranges; Tutubarão (Hanna-Barbera); Bloo (de A Mansão Foster para Amigos Imaginários) e Blu (de Rio, o filme); Stitch (de Lilo & Stitch); Freakazoid, Noturno (X-Men), Bicho-Papão (de um desenho animado clássico da Turma da Mônica), Gleek (mascote dos Super-Gêmeos); Perninha (Tiny Toons); Smurfs, Dr. Manhattan (Watchmen); e muitos outros.

Tem até Zinedine Zidane, ex-craque de futebol da França, ao lado de outros personagens partindo para a luta bradando “Avant, Le Bleus!” – que deveria ser “Allez, Le Bleus!”, tradicional grito de guerra dos torcedores que incentivam os jogadores da seleção francesa nas arquibancadas dos estádios.

Sairia em conta uma página com a identificação de todos esses personagens e uma breve explanação sobre cada um. Muitos deles, como um dos malucos do desenho animado Yellow Submarine (1968), dos Beatles, certamente são desconhecidos das novas gerações.

A edição também traz, de brinde, óculos especiais para visualizar os efeitos tridimensionais das ilustrações da segunda, terceira e quarta capas, numa alusão ao fato de que Avatar foi exibido nos cinemas em 3D.

Avaturma é uma revista em quadrinhos tão bacana que nem precisa do acompanhamento de pipoca e guaraná para ser lida… ou melhor, assistida.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.