Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

CORTO MALTESE NA ETIÓPIA

1 dezembro 2001

Corto Maltese na Etiópia #1Título: CORTO MALTESE NA ETIÓPIA (L&PM Pocket Quadrinhos) - Edição especial

Autores: Hugo Pratt (texto e desenhos)

Preço: R$ 8,50

Data de lançamento: 2001

Sinopse: Em nome de Alá, o misericordioso - El Oxford e Corto Maltese têm a missão de resgatar o príncipe Saoud, encarcerado na fortaleza de Turbã. Para isso, contam com a ajuda do danakil Cush, num primeiro momento, e de Jock, outro prisioneiro da fortaleza, ao adentrarem-na. Os acontecimentos desenrolam-se ao sabor das citações de várias Suratas do Alcorão, inclusive algumas "fictícias".

O golpe de misericórdia - Corto Maltese e Cush negociam com o capitão Bradt, oficial de carreira do Exército Britânico, na fortaleza comandada por ele.

Numa demonstração de abuso de autoridade, Bradt ordena a prisão de Maltese e humilha Cush. O capitão é alertado por Maltese de que a vingança da tribo de Cush é certa, e por isso lhe restam poucos momentos entre os vivos.

Bradt esconde um terrível segredo, que as circunstâncias o fazem declinar a Corto Maltese. Cush se aproxima da fortaleza com os guerreiros da sua tribo, e até o velho marujo corre o risco de se tornar mais uma vítima da ira dos Dervixes.

De outros Romeus e outras Julietas - Corto Maltese e Cush vão à procura das orientações de Shamael, o maior de todos os feiticeiros, que antevê perigos iminentes na vida de ambos. Já no caminho de volta, eles salvam Stanley da morte num ataque de macacos babuínos, e seguem para a tribo do danakil.

Lá chegando, são informados de que o abissínio Ra's Yaqob acusa a tribo de Cush do rapto de Fala Mariam, sua filha. Enquanto as duas tribos se digladiam, Maltese sai à procura da jovem e acaba tendo fortes surpresas.

Os homens-leopardo de Rufiji - Corto Maltese se vê às voltas com o mistério dos homens-leopardo, que vêm assaltando o konigsberg, um tipo de embarcação. O comandante da embarcação, o Capitão Mac Gregor, conta com a ajuda de Maltese na solução do mistério, mas este, ao aprofundar-se nas investigações, acaba por imergir numa viagem lisérgica altamente reveladora.

Positivo/Negativo: O personagem Corto Maltese é a paráfrase pela qual seu criador, Hugo Pratt, conta as aventuras que ele próprio viveu ao redor do planeta. Esta publicação sem igual, a despeito do diminuto formato e da necessidade de leitura na horizontal, tem o inegável mérito de apresentar este fascinante personagem a um público que dificilmente teria a chance de conhecê-lo pelos álbuns da Meribérica, muito mais caros e inacessíveis.

Pouco se sabe a respeito de Corto Maltese, além de que não tem superpoderes e tampouco é infalível, e não raro se vê compelido a agir impiedosamente. Em suma, ele é humano.

O texto de Pratt é rico em referências e digressões, e compõe com sua arte minimalista - e por isso belíssima - um verdadeiro "diário ilustrado" das suas aventuras. Imperdível para quem valoriza quadrinhos instigantes e principalmente intrigantes.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA