When the darkness presses

Por Zé Oliboni
Data: 17 julho, 2015

When the darkness pressesEditoraindependente – Edição especial

Autor: Emily Carroll (texto e arte).

Preço: webcomic gratuito

Número de páginas: 15

Data de lançamento: Outubro de 2014

Sinopse

Uma garota está cuidando da casa de uma família que foi viajar e barulhos estranhos passam a atormentá-la à noite, em seu pequeno quarto.

Positivo/Negativo

Mais do que um reconhecimento para o autor, as premiações servem como filtro para ajudar o leitor a descobrir novas HQs. E, este ano, a surpresa advinda do Eisner Award (veja todos os vencedores aqui) é Emily Carroll.

A autora ganhou, com a HQ digital When the darkness presses, o prêmio de Melhor História Curta de 2015, publicada gratuitamente no site dela – como vários outras de terror que ela já fez –, na época do Halloween e foi muito bem recebida pelos sites especializados norte-americanos.

A razão do sucesso é fácil de notar. Apesar de ser uma trama curtinha e bem simples, o trabalho narrativo de Carroll é surpreendente. A autora explora vários formatos e proporciona uma experiência assustadora, na qual o clique do leitor o leva através de uma porta para o desconhecido.

Outro recurso bem interessante é o uso de alguns GIFs (imagens com pequenos movimentos animados) que deixam as cenas do pesadelo (ou seria da realidade?) da personagem muito mais intensas.

Isso sem falar que o desenho de Carroll é extremamente competente. Ela combina um traço leve, fino e bem executado com tons pesados de cinza, que vão escurecendo conforme a trama se torna mais assustadora.

A vitória desta HQ de Carroll indica não apenas que ela está no caminho certo, mas que o mundo dos quadrinhos está mudando, que a narrativa antes amarrada nos espaços delimitados agora tem infinitas opções. E a experiência do leitor só cresce com isso.

Como pode-se ver em When the darkness presses, o leitor entra por portas, desce, segue em frente e até vê coisas se movendo na escuridão.

Classificação

4,5

• Outros artigos escritos por

.