DC ESPECIAL # 2 – AMANHECER ESMERALDA

Por Ricardo Malta Barbeira
Data: 1 dezembro, 2008


Autores: Jim Owsley (argumento), Keith Giffen (argumento e esboços), Gerard Jones (diálogos), M. D. Bright (desenhos) e Romeo Tanghal (arte-final).

Preço: Cr$ 280,00

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Janeiro de 1991

Sinopse: A origem e as primeiras aventuras de Hal Jordan recontadas após Crise nas Infinitas Terras.

Positivo/Negativo: Em um universo completamente recriado após a saga Crise nas Infinitas Terras, havia a necessidade de se recontar a origem de Hal Jordan, o Lanterna Verde do setor espacial 2014.

Para isto, foi lançada uma minissérie em seis partes intitulada Green Lantern – Emerald Dawn (em português, Lanterna Verde – Amanhecer Esmeralda), que mostrava o modo como o herói herdou o anel de Abin Sur, o treinamento com Kilowog e o primeiro contato com os Guardiões de Oa.

O primeiro número é escrito por Jim Owsley e os cinco restantes por Keith Giffen e Gerard Jones. Apesar disso, o roteiro é homogêneo o tempo todo. É péssimo do começo ao fim.

A história tem início com fatos ocorridos na infância de Jordan e que ajudaram a moldar sua personalidade. O interessante é que, mesmo depois de adulto, ele continua sendo um legítimo perdedor e nem o anel energético consegue eliminar completamente o jeitão chucro dele.

A maneira como Jordan começa a utilizar os poderes do anel é de uma pobreza ímpar. Assim como são fracos os motivos dele para supostamente tornar-se um super-herói e, principalmente, o vilão que sozinho invade Oa e derrota toda a Tropa dos Lanternas Verdes.

Já na arte, mesmo com uma narrativa inconstante, M. D. Bright não compromete. O que pesa negativamente é a baixa qualidade da trama.

Tendo em vista o que é apresentado nesta edição, não é de se admirar que poucos anos depois Hal Jordan tenha endoidado e se tornado o vilão Parallax, morrido na péssima saga A Noite Final e então ter sido designado como o novo Espectro.

Por fim, depois de tanta lambança, foi necessário mais um recomeço em Lanterna Verde – Renascimento.

Classificação:

• Outros artigos escritos por

.

.

.