Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Reviews

DR. BUBBLES & TILT – VOLUME 1 – SIDERAL

26 agosto 2009


Autor: Tulio Caetano (texto e arte).

Preço: R$ 29,00

Número de páginas: 80

Data de lançamento: Agosto de 2008

Sinopse: Ao pedir demissão do conglomerado Genetechx, Dr. Bubbles – um cientista com pele prejudicada pelos anos em que viveu no subterrâneo – passa a ser perseguido pela empresa.

Seu único apoio é Tilt, um junkie com que divide uma quitinete velha e cheia de mofo.

Para conseguir resgatar um valor que a Genetechx lhe deve, Dr. Bubbles prende Tilt a um cabo e o envia para a sede da empresa. E, se parece uma exploração espacial, é assim que o desvairado Tilt enxergará sua aventura.

Positivo/Negativo: Estreia da Zarabatana no frondoso ramo dos quadrinhos nacionais, Dr. Bubbles & Tilt também marca o retorno ao país do goiano Tulio Caetano, após uma temporada de dez anos na França.

Em um momento de mercado com tantos bons lançamentos como foram os meados de 2008, o trabalho de Tulio Caetano está longe de ser apenas mais um.

Na arte e no roteiro, mas também no formato, nas cores e no tom da história, Dr. Bubbles & Tilt foi um dos poucos lançamentos do ano com cheiro de novidade. Ou, melhor dizendo, foi um dos raros álbuns que não ofereceu apenas mais do mesmo, que foi além e explorou a linguagem dos quadrinhos para dar ao leitor algo a que seu olho não está acostumado.

A oferta que o autor faz ao seu leitor é de um grande mosaico - uma HQ construída a partir de fragmentos. A trama tem como alicerce os elementos de ficção científica, claro, mas a relação de Dr. Bubbles & Tilt vem do mundo do humor, de O gordo e o magro, tudo amarrado por um componente lisérgico que permite a Tilt delirar com seus dias de Flash Gordon (ou, quem sabe, de John Difool, protagonista de Incal).

Em resposta a essa trama, a arte é vertiginosa e alucinada. No enquadramento, vai dos grandes closes até painéis com cenas monumentais, cheias de detalhes, com cortes que permitem a visualização do interior dos prédios e dos fósseis perdidos dentro da terra.

Tulio Caetano também acerta na colorização, em que os personagens e os ambientes são quase monocromáticos, cada um tendo reservado para si uma estreita paleta de tons da mesma cor.

O resultado é uma história encantadora e envolvente sobre dois personagens profundamente carismáticos que sabem que precisam um do outro - e de suas próprias fantasias - para sobreviver num mundo que não faz muito sentido.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA