Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

El Diablo

1 dezembro 2001

El Diablo
Título: El Diablo (Opera Graphica) - Edição especial

Autores: Brian Azzarello (roteiro) e Danijel Zezelj (desenhos).

Número de páginas: 96

Preço: R$ 12,90

Data de lançamento: Março de 2003

Sinopse: "Santo" Moses Stone é o xerife de Bollas Raton, pequena cidade do oeste dos Estados Unidos. Ele é casado, ama sua esposa e seu maior desejo é ter um filho. Admirado pela comunidade, é levado a perseguir o misterioso assassino El Diablo, cuja cabeça vale dez mil dólares.

A perseguição o leva a Halo, sua cidade natal, onde o xerife é confrontado com um passado nada admirável, e tenta apagá-lo a todo custo, eliminando inescrupulosamente todos aqueles que se lembram dele.

Positivo/Negativo: El Diablo é mais uma demonstração da inabilidade dos quadrinhistas americanos em produzir westerns de qualidade, se comparados aos fumetti italianos. O personagem principal é inconsistente, vago, inexpressivo mesmo, e quase não aparece na história. O xerife Moses Stone, por sua vez, demonstra pouca densidade na sua concepção.

Os diálogos bem amarrados de Brian Azzarello acabam obscurecidos pelos desenhos insossos de Danijel Zezelj, em cujo traço há a nítida predominância da sombra com o sentido de facilitar o trabalho do desenhista, como na retratação de cenários típicos e de cavalos, por exemplo. Tal subterfúgio não se encontra nos fumetti, com seus cenários riquíssimos em detalhes e sua pesquisa histórica criteriosa.

A edição da Opera Graphica também está longe da perfeição. Inúmeras vírgulas mal colocadas e alguns crimes hediondos contra a língua portuguesa povoam as páginas da revista. Dois exemplos contundentes do pouco cuidado com o texto:


Página 42, segundo quadrinho: "...sua família manteu tudo em sigilo", em vez de "manteve"!

Página 66, segundo quadrinho: "Mas eu tenho está aqui...", no lugar de "esta".

A impressão que fica é que o profissional encarregado do texto em português está longe de ter qualquer domínio sobre a língua pátria.

Como destaque positivo, há a capa, uma bela ilustração de Tim Sale, o incensado desenhista de Batman: Vitória Sombria, minissérie ora publicada pela Panini Comics.

Classificação: - Nélio Oliveira

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA