Estigmas

Por Eduardo Nasi
Data: 10 outubro, 2003

EstigmasEditora: Conrad Editora – Edição especial

Autores: Claudio Piersanti (roteiro) e Lorenzo Mattotti (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 34,00

Número de páginas: 192

Data de lançamento: Setembro de 2003

Sinopse

Depois de um sonho, um beberrão que não tem nada de santo acorda com as mãos perfuradas por feridas bastante parecidas com estigmas – marcas que lembram as que os pregos da cruz fizeram em Cristo e, portanto, caracterizam certa proximidade com o divino.

Sacralizado por seus vizinhos, o sujeito foge, vira aberração de circo e, mais tarde, um ser misterioso em um sanatório dirigido por freiras.

Positivo/Negativo

Piersanti e Mattotti são irretocáveis nesta edição espetacular da Conrad. Unir o herege com o profano não é tarefa das mais fáceis depois de tantos séculos. O tema já foi tratado por incontáveis narradores. De cara, pode-se lembrar desde Lucíola, de José de Alencar, até as tirinhas do Deus publicitário, de Laerte.

Mas, ao buscar elementos da tradição cristã, o romancista Piersanti conseguiu uma premissa extremamente original. Mais: a história, desenvolvida junto com Mattotti, é conduzida com um ritmo perfeito, em que as páginas são sempre divididas em quatro quadros iguais (mesmo que, por vezes, eles apareçam colados).

A via crucis (ou descrucis, já que o protagonista quer se desfazer das marcas da cruz) é cheia de referências à arte cristã, mas não é esse seu ponto forte.

No uso preciso e irretocável dos traços pretos no papel branco, Mattotti cria em cada quadro uma obra de arte individual. Algumas vezes, seus desenhos escuros lembram os turbulentos desenhos de água de Leonardo da Vinci, com toda aquela movimentação proto-impressionista. Mas a impressão que se tem é de estar diante de um grande gravurista, de um Goya, exceto nas cenas de sonho, muito próximas dos desenhos de Cocteau.

Quanto à edição em si, o álbum está belíssimo. Apenas uma escorregadela de concordância na página 47: “Vocês não tem frio…”. O correto seria “têm”.

Classificação

5,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.