Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

FÁBULAS – A MARCHA DOS SOLDADOS DE MADEIRA

1 dezembro 2010

FÁBULAS - A MARCHA DOS SOLDADOS DE MADEIRA

Editora: Panini Comics - Edição especial

Autores: Bill Willingham (roteiro) e Mark Buckingham, Steve Leialoha, Craig Hamilton, P. Craig Russel e Daniel Vozzo (arte) - Originalmente em Fables # 19 a # 21, # 23 a # 27 e Fables - The Last Castle.

Preço: R$ 32,90

Número de páginas: 240

Data de lançamento: Janeiro de 2010

 

Sinopse

O Último Castelo - A última luta entre as fábulas e o exército do Adversário nas terras natais, antes de elas precisarem fugir para o nosso mundo.

A Marcha dos soldados de madeira - Enfim, a batalha entre os agentes do Adversário e as fábulas, desta vez, em nosso mundo, em Nova York.

Positivo/Negativo

Pra começar, vale uma explicação: o arco O Último Castelo foi publicado na terceira edição da finada Pixel Magazine, em 2007. Já as quatro primeiras partes de A marcha dos soldados de madeira saíram na também extinta Fábulas Pixel, e estava sem conclusão até agora.

A Panini, além de continuar a história de onde a Pixel parou, trouxe esperança para os leitores - não só de Fábulas, mas de toda a linha Vertigo, já que está lançando vários materiais do selo.

As duas histórias que compõem o álbum são ótimas. O roteiro de Bill Willingham é coeso e prende a atenção do início ao fim, deixando o leitor com aquele saudável desejo de conferir logo o próximo capítulo.

É elogiável a forma como o autor conseguiu reutilizar personagens clássicos, como Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Príncipe Encantado, Branca de Neve, Bela, Fera e tantos outros, respeitando suas origens e, ao mesmo tempo, os reinventando.

Todos fazem parte de um mundo coeso e interligado, passando longe das bagunças típicas dos crossovers de super-heróis.

No que diz respeito à arte, o time de desenhistas, ilustradores e arte-finalistas desta edição é de primeiro nível. Cada página é uma pequena obra de arte e merece olhares mais atentos. E isso foi ressaltado pela qualidade gráfica do álbum.

Para ajudar o leitor que por acaso comece a ler a série por A marcha dos soldados de madeira, a Panini inseriu valiosos resumos das tramas ocorridas até então, publicadas pela Devir, em formato álbum, e também pela Pixel.

Vale também frisar que no hotsite que a Panini criou para Fábulas há muita informação interessante, principalmente para os leitores novatos na série.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA