Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

FÁBULAS - LENDAS NO EXÍLIO

1 dezembro 2004

Autores: Bill Willingham (texto) e Lan Medina (arte).

Preço: R$ 39,00

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Setembro de 2004

Sinopse: O mundo dos contos de fada já era. Depois que o misterioso Adversário colocou os protagonistas das fábulas pra correr, todos se abrigaram num bairro luxuoso de Nova York, onde tentam viver em perfeita harmonia com os humanos.

Os tempos, definitivamente, são outros. Branca de Neve se divorciou do Príncipe Encantado (o pegou na cama com sua irmã, Rosa Vermelha) e atualmente é diretora de operações da cidade das fábulas. O Lobo Mau agora tem uma aparência humana e responde pelo departamento de segurança. João (aquele do pé de feijão) tornou-se um vagabundo aproveitador. A Bela quer se separar do marido, porque ele está voltando a ter a aparência de uma Fera. E por aí afora.

A vida segue normalmente (se é que isso é possível), até que o misterioso desaparecimento de Rosa Vermelha choca toda a comunidade. Seu apartamento foi encontrado com sangue por todos os lados, o corpo desapareceu e na parede estava escrito "Não mais felizes para sempre". São vários os suspeitos, mas a solução deste mistério, investigado pelo Lobo Mau, reserva um desfecho inesperado.

Positivo/Negativo: Desde que o Universo HQ anunciou que Fábulas seria publicado no Brasil pela Devir, a expectativa era grande. Afinal, a série vinha credenciada como um dos sucessos do selo Vertigo, da DC Comics, nos Estados Unidos e com alguns prêmios no currículo. E o leitor não se decepciona. Pelo contrário.

Pra começar, a idéia de mudar completamente a personalidade de personagens que povoaram a infância de várias gerações em fábulas pueris é divertidíssima - Shrek que o diga! Mas não se trata apenas de desvirtuar obras consagradas. Bill Willingham brinca com conceitos que pareciam estar escondidos nas histórias e nunca foram abordados. Durante a leitura, é inevitável não pensar algo como "hmmm... sempre achei isso".

O que Willingham faz é transformar personagens "intocáveis" em humanos bastante falíveis. E o resultado é excelente.

A história desse primeiro e premiado arco, intitulado Lendas no Exílio (ganhador do Eisner Award de melhor história em capítulos de 2002), tem como foco principal o desaparecimento de Rosa Vermelha.

No entanto, durante o desenrolar da trama, o roteirista vai apresentando habilmente vários personagens e suas características atuais. Rosa Vermelha, por exemplo, além de ter sido o pivô da separação da irmã, mantinha um relacionamento com João e o Barba Azul ao mesmo tempo.

Dessa forma, o autor não apenas prende a atenção do leitor, como deixa claro que tem nas mãos um vasto material para produzir boas histórias.

Com personagens que, aparentemente, não se prestariam a isso, Willingham constrói uma ótima história de investigação, algo que Jeph Loeb não conseguiu na decepcionante saga Silêncio, na qual Batman não passa nem perto de merecer o título de "melhor detetive do mundo".

No final, tudo é desvendado como nos bons quadrinhos de décadas atrás. E com os mesmo recursos gráficos: durante a trama, tudo foi mostrado para o leitor e, quando o Lobo Mau revela os fatos, as cenas são recordadas numa coloração diferente, para caracterizar o passado.

Os desenhos de Lan Medina contribuem bastante para tornar Fábulas uma leitura agradável. Seu traço anatomicamente perfeito lembra feras como José Luis García-López e Neal Adams, e isso se encaixa perfeitamente com o estilo da história. Além disso, merecem destaque a diagramação de suas páginas e os cuidadosos requadros feitos em algumas cenas, num visual totalmente "contos de fadas".

O leitor mais atento notará uma mudança no desenho no capítulo três. Isso ocorreu devido à entrada do arte-finalista Craig Hamilton no lugar de Steve Leialoha, responsável pelos episódios 1, 2, 4 e 5. Sem dúvida, o traço de Medina combina mais com o segundo.

A edição da Devir está muito bem cuidada. Há apenas dois ínfimos problemas: no início do álbum, nos vidros dos escritórios dos personagens é possível ver o texto em espanhol (possivelmente da filial ibérica da editora) por baixo das letras em português; e na capa, a palavra "Fábulas" é um adesivo colado sobre a lateral do ônibus. Por isso, o acento não poderia estar sobre o braço da Branca de Neve.

Pra deixar a história ainda mais "amarrada", no final do livro há o interessante texto Um lobo na comunidade, de Bill Willingham, que junta as possíveis pontas que ficaram soltas na história e conta como o personagem adquiriu a forma humana.

Fábulas - Lendas no Exílio é, sem dúvida, um dos melhores lançamentos de 2004. Fica a torcida para que a Devir publique logo os novos arcos por aqui. Nos Estados Unidos, a revista está no número 29. Ou seja, literalmente, há muitas histórias para contar.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA