Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

GON - TUBARÕES E CARRAPATOS

1 dezembro 2004


Autores: Masashi Tanaka (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 19,00

Número de páginas: 160

Data de lançamento: Dezembro de 2003

Sinopse: Em seu segundo álbum, o tiranossauro bebê Gon vive mais quatro aventuras, pra lá de movimentadas e com uma característica comum: nenhum balão de texto.

Positivo/Negativo: Este segundo livro do voluntarioso Gon apenas endossa os elogios destinados a Masashi Tanaka no review do primeiro volume. Ele é um "senhor" artista!

Ganhador de vários prêmios pelo mundo, Tanaka, de novo, dá um show de narrativa sem precisar do auxílio de uma palavra sequer. E Gon já tem seis álbuns publicados, ou seja, está perto das mil páginas. Definitivamente, a maneira como ele conduz o leitor é algo para poucos artistas no mundo. Não bastasse isso, faz tudo com um tremendo preciosismo no traço.

Mas, fora essas conhecidas qualidades do autor, o destaque do livro (cujo título original é Gon lives with the penguins, em português: Gon vive com os pingüins) está nos roteiros, que mostram o dinossauro cada vez mais politicamente incorreto e fazendo tudo que deseja, como bem quer.

Na primeira história, chega a dar pena do tubarão que tenta devorá-lo, tamanhas as atrocidades que Gon pratica com a fera dos mares. Em seguida, ele leva o troco de alguém bem menor: um carrapato, que entra em sua narina. O problema é que, para tirá-lo de lá, o tiranossauro arruma encrenca com todos que vê pela frente. Um Javali, um babuíno, um elefante, uma leoa e um ouriço acabam pagando o pato pelo que não fizeram.

Na terceira aventura, Gon simplesmente põe abaixo uma floresta, caçando um esquilo, só porque ele comeu uma pequena fruta, que estava no seu almoço. O final tem a cara do personagem: mesmo com tanta destruição, fica aquela impressão de "Ah, tudo bem, não foi nada". E fechando o álbum, o dinossauro está vivendo entre os pingüins, quando um petrel-gigante (uma ave parecida com um albatroz) resolve atacar os filhotes. Coitado!

A edição da Conrad está caprichada, como de costume. E como foram lançados dois volumes num intervalo de três meses, fica a torcida para que os outros quatro também pintem por aqui. Gon foi uma das boas novidades de 2003, e merece ser conhecido. Leitura recomendada para fãs de qualquer gênero.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA