Hellboy – Os Lobos de Santo Augusto # 2

Por Sérgio Codespoti
Data: 9 junho, 2001

Hellboy - Os Lobos de Santo Augusto # 2Editora: Mythos Editora – Mini-série em duas edições

Autores: Mike Mignola (argumento e desenhos)

Preço: R$ 5,50

Data de lançamento: Maio de 2001

Sinopse

Os Lobos de Santo Augusto – Hellboy e a Dra. Kate Corrigan investigam o assassinato do padre Edward Kelly (amigo do detetive), e de toda a população do vilarejo de Griart.

Para desvendar estes crimes, Hellboy e a Dra. Corrigan mergulham fundo na história local, pois na origem do vilarejo e de seus nobres se encontra a solução do mistério. Mas acabam topando com um grande problema, uma maldição antiga e lobisomens.

O Caixão Acorrentado – Hellboy visita o local onde “nasceu”, as ruínas da igreja em Bromwich, em busca de algumas respostas sobre o seu passado. Ele adormece e sonha, e quando acorda presencia um estranho e fantasmagórico drama relacionado com suas origens.

Positivo/Negativo

Os Lobos de Santo Augusto – Em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre a trajetória desta história. Ela foi publicada originalmente na revista Dark Horse Presents #88-91, em capítulos de 8 páginas, em preto e branco. Sua primeira compilação ocorreu em 1995, numa edição especial de 48 páginas, Hellboy:The Wolves of St. August, colorida e com 8 páginas inéditas criadas para dar mais ritmo aos capítulos originais e completar a trama.

Posteriormente, esta história também foi incluída, no encadernado Hellboy: The Chained Coffin, em 1998.

A edição da Mythos, colorida, inclui apenas 7 das 8 páginas inéditas (certamente porque não caberiam todas na edição, junto com O Caixão Acorrentado). Mas a que foi cortada é apenas uma página desplash (página de impacto com apenas um quadrinho), mostrando a queda da Dra. Corrigan, quando o assoalho da igreja quebra sob seus pés.

Comparação

O que causa estranheza são as onomatopéias. Em diversas páginas a editora as refez (em muitos casos, com resultado inferior ao original), às vezes, até sem necessidade; e em outros, simplesmente as omitiu da página.

A história O Caixão Acorrentado também foi publicada inicialmente em preto e branco, na edição comemorativa Dark Horse Presents #100-2 (1995), e teve o mesmo destino dos Lobos de Santo Augusto, sendo incluída em cores no encadernado Hellboy: The Chained Coffin.

O curioso é que Mike Mignola alterou ligeiramente o texto narrativo e o último quadro da primeira página da história. Na versão em preto e branco, existe uma cena referente ao seu surgimento e ao Dr.Robert Carson. Já na encadernada, tanto as imagens quanto a referência ao personagem no texto foram suprimidas.

A versão da Mythos é a colorida, baseada no encadernado americano. Para infelicidade do leitor, a editora esqueceu de letreirar três balões. O primeiro (na quarta página, no primeiro painel), prejudica a fluência da história, pois foi omitida a expressão “por favor”, que faz a transição do sonho do Hellboy para a realidade.

Comparação

Isso deveria entrar antes de Hellboy se perguntar: “Eu acordei com uma voz. Seria parte do sonho ainda martelando em minha cabeça?”. A “voz” a que ele se refere é que foi omitida; e a resposta à sua pergunta, ele mesmo dá no balão narrativo seguinte (que está em branco), onde deveria se ler “Não”.

O terceiro balão omitido é o último da última página da história, onde deveria constar o texto: “Abraham Sapien sonha com peixes”.

Em circunstancias normais eu teria dado uma nota 4,5 ou até um 5 para o material, mas devido aos problemas gráficos e editoriais tive que reduzir.

Independente dos problemas, Hellboy continua sendo uma ótima pedida. Espero que estes problemas sejam solucionados em futuras edições do personagem.

Classificação

3,5

Comparação

• Outros artigos escritos por

.

.

.