Homem Animal – Volume 2

Por Tiago Cordeiro
Data: 18 fevereiro, 2011

Homem Animal - Volume 2Editora: Brainstore – Edição especial

Autores: Grant Morrison (roteiro), Chas Truog (desenho) e Doug Hazlewood (arte-final) – Originalmente em Animal Man # 8 a # 13 e Secret Origins # 39.

Preço: R$ 35,00

Número de páginas: 176

Data de lançamento: Junho de 2003

Sinopse

Buddy Baker continua sua jornada para descobrir mais sobre seus poderes e, principalmente, de si mesmo. Um clássico dos quadrinhos que versas sobre existencialismo, ecologia e outros temas.

Positivo/Negativo

Esta segunda parte do arco de Grant Morrison à frente do personagem insiste nas pequenas referências metalinguísticas, que se tornaram a marca da série. Ao fim do primeiro volume, o leitor descobriu que o Homem-Animal iniciava um processo de autoconhecimento perturbador: o de que era um personagem de histórias em quadrinhos. Algo inimaginável fora do universo Mauricio de Sousa.

O decisivo capítulo Origens secretas é o clímax, quando Buddy vê sua própria condição em um delírio alucinógeno no deserto. O preço do conhecimento é o da felicidade: ao chegar em casa como outro homem, ele vê toda sua família morta.

Alguns capítulos depois, o Homem-Animal se compara ao personagem de Robert De Niro em Taxi Driver. E essa segunda parte explica como essa jornada por conhecimento se converte num processo de transformação.

Grant Morrison exerce toda sorte de crueldades ao longo desta e da última edição. O leitor conhece a família Baker, se envolve com Buddy e vê toda a realidade que ele tinha antes de se perder em um deserto com peiotes.

É perturbador saber que nos entretemos com tudo isso. Ou não?

Vale a pena citar o trabalho de Chas Truog, que respeita a tradição do Homem-Animal. O melhor exemplo disso é o uniforme que mistura a versão clássica (o macacão com o “A” estilizado) e a típica dos anos 90 (a jaqueta de couro).

Pena que a edição da Brainstore seja em preto e branco.

Classificação

4,5

Tiago Cordeiro é jornalista e editor do Melhores do Mundo

• Outros artigos escritos por

.