Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

HOMEM-ARANHA # 69

1 dezembro 2007


Título: HOMEM-ARANHA # 69 (Panini
Comics
) - Revista mensal

Autores: Homem-Aranha - Amigão da Vizinhança - Peter David (roteiro) e Mike Wieringo (desenhos);

O Sensacional Homem-Aranha - Roberto Aguirre-Sacasa (roteiro) e Clayton Crain (desenhos);

O Espetacular Homem-Aranha - J. Michael Straczynski (roteiro) e Ron Garney (desenhos);

Desmascarado - Jim Krueger (roteiro) e Tom Palmer (Arte).

Preço: R$ 6,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Setembro de 2007

Sinopse: O Sensacional Homem-Aranha - O segredo de Peter Parker foi revelado, mas como isso afeta a vida daqueles ligados a ele? Como isso muda a vida de um jovem que era aluno do senhor Parker?

Homem-Aranha - Amigão da Vizinhança - Dois Homens-Aranha de tempos diferentes juntam forças para deter a Duende Macabra de 2211. Enquanto isso, o Ben Parker deslocado de sua realidade tem decisões difíceis para tomar.

Desmascarado - Incentivado por sua tia, o Homem-Aranha faz um acordo com J.J. Jameson de revelar a sua identidade se ele deixá-lo publicar um texto sobre sua carreira de super-herói.

O Espetacular Homem-Aranha - Peter tomou o seu lado na Guerra Civil e agora terá que ajudar o Homem de Ferro até o fim, lutando, inclusive, contra pessoas que ele respeita muito, como o Capitão América.

Positivo/Negativo: Existem histórias que sempre caem bem para determinado personagem. No caso do Aranha, é algo como o mostrado em O Sensacional Homem-Aranha.

A trama traz um garoto comum, com um vida difícil, que é aluno de um certo Peter Parker, que acabou de se revelar como Homem-Aranha. A partir daí, a história vai se abrindo, encaixa até cenas de ação como uma luta contra o Dr. Octopus, mas seu propósito é mostrar como o Aranha influencia a vida desse jovem.

É o tipo de trama sensível, bacana, que foge do padrão das histórias de heróis e, justamente por isso, vale a pena ser lida.

O desenho de Clayton Crane está muito bom. Aparentemente, ele está testando um estilo diferente de colorizar e o resultado foi ótimo, pois conseguiu quebrar um pouco aquela ar de 100% digital e deixou o visual mais interessante.

Agora, Homem-Aranha - Amigão da Vizinhança não serve para nenhum personagem. Uma trama enrolada, sem propósito e que acaba de uma forma absurda, com o Tio Ben ficando nessa realidade como um mendigo assassino. Difícil deduzir saber onde Peter David quer chegar com isso, mas, com certeza, independentemente do resultado, o trajeto não está valendo a pena.

Outra coisa sem o menor propósito é Desmascarado. Depois da revelação da identidade do Aranha virar o evento do momento, contar uma história que se passa antes disso e que trata justamente do herói mostrando ao mundo seu alter ego é praticamente um contra-senso.

Pode-se até dizer que o texto sobre o papel heróico do Homem-Aranha é legal, apesar de meio piegas, mas nada justifica a piada de mau gosto feita com o leitor.

Todos sabem que o Aranha revelou sua identidade e como isso aconteceu. Mas, logo de cara, o leitor percebe que a trama se refere a outro momento em que Peter pensou em mostrar seu rosto ao mundo, sem a menor ligação com a Guerra Civil.

Pelo menos depois disso, O Espetacular Homem-Aranha dá uma levantada na revista. Apesar de os desenhos de Ron Garney não serem nada de espetacular, a trama ajuda bastante, principalmente para quem está acompanhando Guerra Civil. Afinal, mostra o quão difícil é para os heróis se enfrentarem e como as dúvidas vão crescendo.

Vale dizer que este título em especial tem retratado o Homem de Ferro quase como um vilão, manipulando seus amigos, espionando-os e até contratando mercenários. Para o leitor, fica a expectativa de se Peter mudará de lado e o que isso fará com a sua vida.

Para fechar, cabe uma nota sobre a edição nacional. Mesmo com um tradutor, um revisor e um editor, a revista tem alguns erros absurdos, como "Peter Parter", bem em negrito na página 5.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA