Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

HUNTER X HUNTER # 1

1 dezembro 2008


Autor: Yoshihiro Togashi (roteiro e desenhos).

Preço: R$10,90

Data de lançamento: Fevereiro de 2008

Sinopse: Hunter x Hunter narra a história de Gon Freecss, um garoto de 12 anos que pretende se tornar um Hunter, espécie de caçador de tesouros, lugares perdidos e criaturas estranhas.

Contudo, ao contrário da maioria dos Hunters que procuram fama e dinheiro, o herói da história tem uma motivação maior: encontrar seu pai - um dos mais famosos hunters do mundo.

Positivo/Negativo: Hunter x Hunter é o trabalho mais recente do autor Yoshiro Togashi, cuja popularidade superou a do mangá que lançou o desenhista ao estrelato: Yuyu Hakushô.

Por aqui, apesar de sua versão animada ter sido exibida no canal pago Animax, Hunter x Hunter ainda não se compara à febre que foi Yuyu Hakushô.

Na verdade, dinâmica de Hunter x Hunter é bem parecida com a de Yuyu Hakushô. As histórias mostram um protagonista obstinado, seguido por três coadjuvantes marcantes. É possível ainda traçar paralelos entre cada um dos personagens que ganham equivalentes na obra anterior.

Gon é, naturalmente, uma cópia de Yusuke. Leório lembra Kwabara. Kurapaika se equivale a Kurama e, por último, Kilua é uma versão de Hiei.

Outro exemplo das semelhanças vem logo de cara, no exame de seleção para Hunter, que muito se aproxima aos famosos torneios das trevas de Yuyu Hakushô.

Entretanto, isso não chega a ser um problema, pois semelhanças desse tipo são muito comuns em mangás shonen de aventura.

A principal diferença fica por conta do ritmo. Aqui, Yoshiro Togashi não perde tempo apresentando os personagens nos primeiros capítulos. Parte logo para a ação, tentando cativar o leitor rapidamente, algo necessário para garantir o sucesso e garantir a continuidade da série, que no Japão é publicada semanalmente e demora um tempo até cair no gosto do público.

O fato de o pai de Gon ter sido um Hunter é relembrado em todos os capítulos define qual será a linha narrativa: a busca do herói pelo pai desaparecido. Mas as motivações dos outros personagens vão surgindo aos poucos e cada um tem sua missão, funcionando de maneira análoga a um grupo de RPG. Kurapaika, por exemplo, quer vingar a morte de toda a sua tribo.

Pelo que mostrou neste primeiro volume, Hunter x Hunter tem potencial para ser uma série divertida e que vale a pena acompanhar. O único ponto negativo fica para ausência de qualquer apresentação dos editores para a série.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA