IDEAFIXA # 16

Por Zé Oliboni
Data: 1 dezembro, 2010

IDEAFIXA # 16

Editora: IdeaFixa – Revista Trimestral online

Autores: Janara Lopes, Alicia Ayala, Camila Vieira (editoras) e grande equipe de artistas colaboradores.

Preço: Gratuito

Número de páginas: 250

Data de lançamento: Junho de 2010

 

Sinopse

A revista IdeaFixa é uma publicação internacional online de artes visuais consolidada como referência em design, ilustração, fotografia e artes plásticas. Seu objetivo é promover a inspiração e o trabalho dos profissionais participantes. Com periodicidade trimestral, cada edição possui um tema específico, que, no caso desta edição 16, é futebol.

Positivo/Negativo

Antes de qualquer coisa é preciso dizer que a IdeaFixa não é uma revista de quadrinhos, mas conta com participação de vários quadrinhistas. O material é uma espécie de revista/catálogo temático de designers, ilustradores e fotógrafos.

O grande trunfo da IdeaFixa é a seleção cuidadosa dos artistas participantes. Unidos por um tema – desta vez, o futebol, em homenagem à Copa de 2010 – autores de vários países mandaram suas colaborações, que foram selecionadas e organizadas pelas editoras Janara Lopes, Alicia Ayala e Camila Vieira.

Não importa quantas vezes você olhe a revista, vai ser difícil achar uma arte ruim. É claro que nem todos os estilos agradam, mas o trabalho bem finalizado dos participantes garante que, mesmo quem não goste desse ou daquele tipo de desenho respeite a qualidade do material

A revista é bilíngue (português/inglês), mas tem poucos textos. Há uma introdução de Arnaldo Branco e perfis de

Kako, Samuel Casal e Daniel Bueno, que fazem seção Futebol Heroes com artes sobre seus craques favoritos do futebol brasileiro.

Apesar de todas as artes da revista merecerem atenção, vale fazer alguns destaques para exemplificar a diversidade e a multinacionalidade da revista.

Um desses exemplos é o sul-coreano Sakiroo, com duas ilustrações fantásticas. Flávio Vilela surpreende com a criativa montagem visual a partir de gráficos estatísticos das participações do Brasil nas Copas. Dentre os fotógrafos, o norueguês Hermstad mostra composições muito bem produzidas.

Repare também no show de bola dado pelos ilustradores Marceleza, Carlos Rocha, João Henrique Brum, Felipe Watanabe; nos quadrinhistas Marlon Tenório, Dalton Correa e o novaiorquino Joe Alterio.

Outras boas páginas são as do argentino Gaston Caba, criador de patterns, os cartuns de Rafael Correa e o muito bem sacado Vilões F.C., de David Lattaro, Fabrício Torres e Igor Baliberdin.

Sobre a leitura da revista na tela, vale dizer que a IdeaFixa é pensada para ser vista no monitor, tem uma navegabilidade boa e apresenta uma bela sacada de mostrar acima das páginas os autores das artes.

IdeaFixa é uma dessas preciosidades que encontramos de graça pela internet. Por isso, aproveite.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.