Ilustradores SIB # 1 – Literatura Infantil e Juvenil

Por Marcus Ramone
Data: 19 dezembro, 2008

Ilustradores SIB # 1 - Literatura Infantil e JuvenilEditora: 2AB Editora – Livro

Autores: Vários (textos e ilustrações).

Preço: R$ 44,00

Número de páginas: 168

Data de lançamento: Novembro de 2008

Sinopse

Livro de arte desenvolvido pela SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil, compilando trabalhos de 40 artistas integrantes da entidade.

Positivo/Negativo

O mercado de livros de arte (até mesmo os de sketches e pin-upsrelacionados a quadrinhos) é quase nulo no Brasil, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos e na Europa.

Honrosas e esporádicas exceções como essa iniciativa da Sociedade dos Ilustradores do Brasil são um alento para os artistas dos diversos segmentos de ilustração, nos quais o País tem muitos expoentes que continuam desconhecidos do grande público, mas cujas produções seguem ganhando admiradores e importantes prêmios nacionais e internacionais.

Ilustradores SIB # 1 – Literatura Infantil e Juvenil é o primeiro de uma série que reúne ilustrações realizadas com as mais variadas técnicas e estilos de traço, pintura ou colagem (como as que Dave McKean tornou famosas nas capas de Sandman), transformando cada edição temática em um catálogo de arte que, antes de um bem elaborado portfólio dos artistas, é uma obra a ser apreciada por quem admira trabalhos desenhados ou pintados.

Em formato especial e acabamento de luxo, o livro dedica quatro páginas a cada ilustrador, apresentando sua biografia resumida – em português e inglês – e amostras de seu trabalho, identificando as publicações ou exposições para as quais foram originalmente concebidas.

No rol também há estrangeiros, como o chileno Cárcamo (com passagem pela clássica revista em quadrinhos dos Trapalhões, da extinta editora Bloch) e o francês Laurent Cardon (que ilustrou O Livro Horripilante de Zé do Caixão).

Compõem a lista, dentre outros artistas, os escritores e ilustradores Mario Bag (Papa-Figo e Outras Lendas do Brasil) e Fernando Vilela (Lampião e Lancelote), o quadrinhista Junião (revista Recreio) e Mauro Souza, capista dos principais gibis da Turma da Mônica.

A escolha de cada ilustração foi bastante feliz. Mesmo fora do contexto original (muitas fazem parte de livros de contos, romances e poemas), elas conseguem, isoladas, se fazer entender a partir do título que lhes dá nome e do que querem expressar. O resultado é como visitar um museu de artes visuais no qual cada peça exposta convida à interpretação de quem a vislumbra.

Motivo para deleite dos olhos e certeza da qualidade dos artistas selecionados, Ilustradores SIB # 1 – Literatura Infantil e Juvenil mostra trabalhos que orgulham o País na esfera cultural. Sem ufanismo e com muito amor à arte.

Classificação

5,0

• Outros artigos escritos por

.