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IT'S A GOOD LIFE, IF YOU DON'T WEAKEN

1 dezembro 2008


Autora: Seth (texto e arte).

Preço: US$ 24,95

Número de páginas: 176

Data de lançamento: Outubro de 2007 (quarta edição em capa mole)

Sinopse: Há alguns anos, Seth descobriu em uma antiga edição da revista New Yorker o trabalho de um cartunista obscuro: Kalo.

O artista logo se tornou uma obsessão - Seth passou a vasculhar velhas revistas em busca de novas peças para sua coleção, além de investigar a vida de seu novo ídolo.

It's a good life, if you don't weaken conta a história da busca por Kalo.

Positivo/Negativo: Dois antigos cavaleiros são figuras perfeitas para explicar do que se trata a graphic novel It's a good life, if you don't weaken, considerada uma obra-prima dos quadrinhos.

O primeiro é o Rei Arthur, que mandou uma legião de cavaleiros percorrer o mundo até encontrar o cálice sagrado. A missão, mitológica como seu comandante, acabou virando metáfora para as grandes jornadas de autoconhecimento, tema caro para públicos tão díspares quanto os hippies e os psicanalistas. Diz-se que a viagem de busca pelo Santo Graal acaba revelando muito sobre o viajante.

Quando Seth começa a contar a sua busca pelos cartuns obscuros de Kalo, passa a buscar a si mesmo.

Não é por acaso que seu interesse recai sobre um artista da fase em que Harold Ross comandava a revista New Yorker. Assim como Kalo, Seth é um criador refinado. Seu traço tem tudo a ver com o estilo sofisticado dos tradicionais cartuns da revista norte-americana - tanto que já publicou nela.

Mais que isso: estudiosos da New Yorker tratam Ross como um legítimo representante dos "bons e velhos tempos". Avalia-se que seus anos como editor-chefe teriam tornado a revista um reduto genuíno do melhor que a civilização tinha para oferecer.

Ao se dedicar a Kalo, Seth manda uma mensagem para seu leitor: ele também está entre os nostálgicos dos "bons e velhos tempos". Não é um autor em que o leitor vai encontrar modernices (para isso, parece indicar seu amigo, Chet, baseado no também cartunista Chester Brown, de A Playboy). Seu sonho é viver isolado num pequeno mundo situado num local que não existe mais - que é, no fim das contas, seu Graal. Seu ideal de criação artística segue os velhos parâmetros: profundamente autoral, solitário, sempre com margem para se aprimorar.

Também há o outro cavaleiro que ajuda o leitor a decifrar a obra de Seth: é Dom Quixote, personagem do espanhol Miguel de Cervantes, que chegou a enfrentar moinhos de vento ao enxergá-los como terríveis gigantes.

Fato é que Kalo não existe. Nem nunca existiu. Toda a jornada que Seth cria é falsa. Uma mentira, um embuste em que muitos leitores acreditaram - a ponto de eles mesmos vasculharem velhas revistas em busca de seu próprio Graal. Mas os cálices sagrados eram apenas moinhos de vento.

Os doze cartuns supostamente encontrados por Seth foram forjados por ele mesmo. A trama protagonizada pelo próprio Seth é tão falsa quanto uma nota de quinze reais.

Seth construiu um mundo tão simples quanto um grande cartum da New Yorker de Harold Ross. Mas por traz da simplicidade existe um jogo complexo, que desafia os limites entre realidade e ficção.

Como It's a good life, if you don't weaken foi criada como história serializada no começo dos anos de 1990, na revista Palookaville, acabou sendo uma primeira reação ao boom de quadrinhos autobiográficos que dominaram a cena alternativa norte-americana nas últimas duas décadas. Este é um dos motivos para que a história de Seth tenha chegado aos nossos dias ainda fresca, atual e provavelmente mais contundente do que nunca.

Há outras razões para o culto de It's a good life, if you don't weaken, e entre elas está até a escolha do papel. As folhas, em um tom de bege, têm uma gramatura boa e uma certa rigidez. Parecem antigas, como se o álbum estivesse impresso há muito tempo, envelhecendo (como um bom vinho) para chegar ao ponto ideal de consumo.

Quando o leitor olha para o livro, já sente um pouco do que vem pela frente. Ao tocá-lo, começa uma viagem táctil ao passado, grande tema desta obra de Seth.

It's a good life, if you don't weaken é uma das graphic novels mais cultuadas de que se tem notícia. Em ensaios estrangeiros sobre grandes obras das HQs, figura lado a lado com obras como Watchmen e Maus.

No Brasil, It's a good life, if you don't weaken continua inédita. É mais um título que se enfileira para contestar a visão tacanha de que o mercado de HQs brasileiro está aquecido a ponto de publicar tudo que é importante. Na verdade, ainda está muito, mas muito longe disso. Seth é um exemplo. Tão louvado quanto sua obra, só teve uma publicação aqui: no álbum Mister X, da Devir, fez a arte para o roteiro de Dean Motter. É pouco.

Importar, por enquanto, é a solução para se ler a obra. Mas o site da Drawn & Quarterly traz um preview em PDF com acesso gratuito a cinco páginas da história. Ao menos, dá para se ter um gostinho.

Classificação:

4,0

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