JESUS ROCKS

Por Milena Azevedo
Data: 1 dezembro, 2011

JESUS ROCKS

Editora: Independente – Edição especial

Autor: Brão Barbosa (roteiro e arte) – adaptado do conto A História que ninguém contou, de Ariovaldo Jr.

Preço: R$ 5,00

Número de páginas: 16

Data de lançamento: Novembro de 2011

 

Sinopse

Jesus Rocks é uma releitura da história do protagonista mais famoso de todos os tempos, narrando a vida de Cristo como um rockstar.

Positivo/Negativo

Andrew Lloyd Webber e Tim Rice são autores do prestigiado musical Jesus Cristo Superstar, que durante o início da década de 1970 fez sucesso na Broadway, chegando a ser encenado em diversos países, entre eles o Brasil. Também ganhou uma versão cinematográfica, em 1973, pelas mãos do diretor Norman Jewison.

No musical, é mostrada a última semana da vida de Cristo, culminando com sua crucificação, pela ótica de Judas. A trama utiliza os evangelhos como base, mas insere referências irônicas a ações, comportamentos e linguagem próprios dos anos 70.

Já a adaptação que Brão Barbosa fez do conto A história que ninguém contou, de Ariovaldo Jr., parodia de forma resumida e livre a trajetória de Jesus e seus apóstolos, mas como um grupo de rock e seu band leader.

Brincando com a mística que envolve alguns álbuns clássicos do rock, considerados “sagrados”, a história é narrada por um roqueiro das antigas, dono de uma loja de discos prestes a fechar as portas, a partir do fictício LP The Son Of Man, gravado pela suposta banda de Jesus.

O ponto forte fica por conta dos crossovers entre as referências bíblicas e as de músicas e bandas de rock. São todas pontuais e bem empregadas, valorizando a trama. Para ajudar o leitor, Barbosa inseriu uma página com notas explicativas e a trilha sonora, que vai de Beatles a Metallica.

A arte caricata em preto e branco, abusando das retículas para compor os cenários, reforça a comicidade e o absurdo da narrativa.

Alguns erros de português e o desfecho um tanto quanto doutrinário e idealista, mais pra uma levada God gave rock’n’roll to you, do Kiss (música que não foi citada, aliás), prejudicam um pouco a edição.

No blog criado para promover a HQ, há um teaser do título, informações de como adquiri-lo e ainda um link para download da trilha sonora sugerida.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.