Ledd – Volume 01

Por Zé Oliboni
Data: 10 fevereiro, 2012

Ledd - Volume 01Editora: Jambô – Edição especial e webcomic

Autores: J. M. Trevisan (roteiro) e Lobo Borges (arte).

Preço: R$ 22,90 (versão impressa) e gratuita (versão online)

Número de páginas: 144

Data de lançamento: Novembro de 2011

Sinopse

Ledd está na prisão mais temida do mundo, mas não faz ideia de seus próprios crimes. Não sabe quem é, nem se lembra de seu passado. Além disso, uma misteriosa tatuagem em sua mão direita brilha com estranhos poderes.

Acompanhado pelo o mago Ripp, a bela e corajosa Drikka e o ogro Horlogh, o jovem guerreiro buscará a verdade sobre si mesmo e suas origens. Mas, no caminho de Ledd, estão o violento reino de Yuden e seus odiosos militares – entre eles o implacável Coronel Barba Branca.

Ledd é a nova HQ de Tormenta, mesmo cenário de Holy Avenger, O inimigo do mundo e diversas outras obras.

Positivo/Negativo

Aos poucos, as editoras vão aprendendo a conciliar as edições digitais e impressas da HQs que publicam.

Ledd é um exemplo disso. Seguindo os moldes de Freakangels, a série vem sendo publicada gratuitamente no site e posteriormente é compilada uma edição impressa com extras, algumas páginas coloridas e outros atrativos para os fãs que querem ter a HQ na sua coleção.

Outro ponto interessante é que o site possui um blog atualizado pelo roteirista da série, além de um fórum no qual os leitores podem debater a trama. Nesse quesito virtual, a única questão em que Ledd falha é na falta de periodicidade definida para a sua publicação.

Com Freakangels, por exemplo, a série era publicada toda sexta-feira, criando um hábito no leitor de visitar o site. É claro que o ritmo de produção varia dependendo das condições de cada equipe criativa, mas ter datas fixas para as atualizações ajuda a fidelizar o público no universo da web, que é dispersivo por natureza.

Sobre a trama, os quatro primeiros capítulos seguem a estrutura básica de formação de grupos de aventuras fantásticas/medievais. Quatro personagens de origens e habilidade diferentes, geralmente seguindo um padrão que equilibra as capacidades do grupo: força bruta, magia, destreza e liderança.

Ledd, o personagem principal, também segue uma certa tradição narrativa: um personagem misterioso, que não sabe nada sobre o seu passado e surge no meio de uma confusão.

Mas seguir essa estrutura não diminui em nada a trama. Muito pelo contrário. Esse é o caminho esperado para esse gênero narrativo e sua graça está nas peculiaridades dos personagens, do cenário e na habilidade do roteirista de conduzir a história com bom ritmo.

Uma dessas peculiaridades interessantes é o mago Ripp, que precisa de cabelos ou pelos para realizar suas magias.

Vale dizer que fãs de quadrinhos que gostam do futebol alemão vão ter um atrativo extra, pois Trevisan batizou alguns personagens com nomes de grandes jogadores germânicos dos anos 80 e 90.

O desenho da série, feito por Lobo Borges, tem forte influência dos mangás. Os personagens têm um traço limpo, bem estilizado, que confere agilidade para a história e bastante efeito para as cenas de ação.

Já os cenários são bem mais elaborados e detalhados, compondo páginas interessantes que funcionam perfeitamente em preto e branco.

Ledd é uma série muito bem produzida, com grande potencial e que merece ser acompanhada. E, para os fãs de RPG e do universo Tormenta, a história certamente deixará o desejo de jogar uma campanha no cenário.

Classificação

3,5

• Outros artigos escritos por

.