Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

LIGA DA JUSTIÇA # 40

1 dezembro 2006


Título: LIGA DA JUSTIÇA # 40 (Panini
Comics
) - Revista mensal
Autores: Regras do Sindicato - Parte 3 - Tremores de Assentamento - Kurt Busiek (roteiro), Ron Garney (desenhos), Dan Green (arte-final) e David Baron (cores);

Questão de Segundos - Grant Morrison (roteiro), Ed McGuinness (desenhos), Dexter Vines (arte-final) e Dave McCaig (cores);

Fazendo História - Geoff Johns (roteiro), Don Kramer (desenhos), Keith Champagne (arte-final) e John Kalisz (cores);

Pós-Crise - Geoff Johns (roteiro), Howard Porter (desenhos), Livesay (arte-final), James Sinclair (cores).

Preço: R$ 6,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Março de 2006

Sinopse: LJA - O universo miniatura que a LJA vem investigando é onde impera o Sindicato do Crime. E como ele está se expandindo e se fundindo ao nosso, os vilões querem destruir os mocinhos.

Enquanto isso, em Qward, um novo líder assume seu papel e se prepara para a vingança contra aqueles que os atacaram. Tudo isso acontece enquanto a LJA "inocentemente" enfrenta vilões elementais.

Por fim, o membro mais desdenhado do Sindicato finalmente tem uma idéia que parece agradar seus colegas.

LJA Classified - Finalmente o resto da Liga vai ajudar o Batman contra Grodd e os Ultramarines que estão sob seu domínio. Após enfrentar um problema aqui, outro ali, logo a Mulher-Maravilha, Aquaman, J'onn J'onzz, Superman e o Lanterna Verde derrotam o Diabo da Tasmânia, Kid Impala, Olimpiano, Goraiko etc. De quebra, o Morcego também bate Grodd com um soco nas partes íntimas.

SJA - Num terrível e inesperado ataque, toda a família de Sideral é assassinada. Um flashback mostra como a SJA teve de interromper sua carreira em 1951, e logo depois que ambos os eventos estão interligados e fazem parte de um plano do vilão Degaton.

É então que surge Rip Hunter, o Senhor do Tempo, que junta o Dr. Meia-Noite, o Sr. Incrível, Homem-Hora, Jakeen Trovoada, Sandman e o Esmaga-Átomo a Sideral numa viagem ao passado para impedir que Degaton tenha sucesso.

Flash - Linda Park está de volta e acaba esclarecendo que ficou sumida apenas por um mês. Ela e Wally discutem a relação e voltam às boas, indo jantar em Paris. Enquanto isso, acontece o funeral do Capitão Bumerangue com todos os integrantes da Galeria de Vilões do Flash presentes, o que acaba em pancadaria.

Longe dali, a Mulher-Leopardo parece ter sucesso em libertar Hunter Zolomon de sua prisão. Em Central City, o Batman "enquadra" Wally West por conta do Capitão Bumerangue ter matado o pai do Robin e, no final, descobre-se que talvez o vilão não esteja tão morto como achavam.

Positivo/Negativo: A caracterização e os desenhos são a melhor coisa de LJA até agora. No mais, parece uma história da Marvel. O argumento é confuso ao extremo e mal-amarrado, mas, em geral, funciona por conta de diversos pequenos bons momentos.

Em tempo: "Syndicate Rules!" deveria ser traduzido como "O Sindicato Domina" ou "O Sindicato Comanda". De onde o tradutor tirou "Regras do Sindicato"?

Ainda bem que acabou LJA Confidencial. Tomara que nunca mais apareça outro Ultramarine. Diabo da Tasmânia? Olimpiano? Kid Impala? Ora, vá catar coquinho com eles, Grant Morrison. História muuuuuito ruim, abaixo da crítica. Só se salvam os desenhos.

SJA, como sempre, está boa. Começa um novo arco e muito bem, com uma seqüência de perder o fôlego. É bom ver Rip Hunter de novo. Ele faz parte de um rol de heróis que povoou os quadrinhos da DC no final dos anos 50 e começo dos anos 60, como Roy Raymond, o detetive da TV, Cave Carson, que já apareceu nas histórias da Sociedade, Os Demônios do Mar e os Desafiadores do Desconhecido.

Todos bacanas e muito bem utilizados por Geoff Johns como coadjuvantes, o que significa que, ao contrário de Grant Morrison, o roteirista se preocupou em buscar personagens legais que já existiam, em vez de usar heróis de quinta categoria. Os desenhos podiam ser melhores, mas pelo menos estão a serviço da narrativa.

A história do Flash é um rescaldo da série Crise de Identidade e trata de explicar várias pequenas coisas que aconteceram num passado recente. Necessária, mas um pouco sem graça. Vale esperar o que vem por aí, com Hunter Zolomon de novo à solta. Os desenhos de Porter dão conta do recado.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA