Macaco Albino em seu Macaco Albinho

Por Zé Oliboni
Data: 3 julho, 2015

Macaco Albino em seu Macaco AlbinhoEditora: Balão Editorial – Edição especial

Autor: Leandro Robles (texto e arte).

Preço: R$ 15,00

Número de páginas: 80

Data de lançamento: Maio de 2015

Sinopse

Coletânea de tiras cômicas do Macaco Albino, personagem criado por Leandro Robles.

Positivo/Negativo

Macaco Albino é um curioso trabalho autoral que o ilustrador Leandro Robles vem mantendo há um bom tempo, de forma muito consistente. O personagem, que tem suas tiras divulgadas na internet (neste site), já teve duas publicações independentes e agora sai nesta nova coletânea.

Dá pra dizer que Robles é um autor bem peculiar. Seu humor não é aquele de “punch line” ou de provocação. Ele usa seu Macaco Albino para observações cotidianas, críticas simples a coisas que irritam a todos. É um humor sem pretensão, que faz o leitor se identificar, lembrar de coisas que acontecem na sua vida e rir tanto da tira, quanto de suas próprias recordações.

Quem nunca passou pelas situações da série chamada O voyeur do metrô“, por exemplo? Essa e outras tantas tiras são tão casuais, que sempre o leitor encontrará algo para dizer: “nossa, já aconteceu comigo”.

Outra peculiaridade de Robles é sua obsessão por desenhar cenários. No geral, autores de tiras optam por artes mínimas ou apenas uma marcação de cor simples. Em Macaco Albino, é normal ver nos pequenos quadrinhos um trabalho complexo. É curioso ver a arquitetura cartunesca do mundo do personagem e o quanto ela combina com a simplicidade dos seus traços.

Os fãs do Macaco Albino certamente já leram esse material na internet, mas vale a pena ter esta versão impressa para, de vez em quando, abrir em qualquer página, reler uma ou outra tira e rir da própria vida.

Classificação

4

• Outros artigos escritos por

.