MÁGICO VENTO # 67

Por Toni Rodrigues
Data: 1 dezembro, 2008


Autores: Gianfranco Manfredi (texto) e Stefano Biglia (desenhos).

Preço: R$ 6,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Janeiro de 2008

Sinopse: Freedom – O acaso leva Mágico Vento e Poe a cruzarem seus caminhos com o de Daniel Dixon, carismático líder da utópica comunidade de Freedom, onde supostamente não existem nem ódio, nem ambição, nem vaidade ou qualquer preconceito e onde todos compartilham os frutos do trabalho da comunidade, vivendo seus dias em paz e harmonia.

Um verdadeiro paraíso. Ou será que não?

Positivo/Negativo: Freedom é baseada na comunidade real de Nova Harmonia, fundada em 1817, no estado de Indiana, por Robert Owen, um industrial galês, considerado por muitos o primeiro filósofo anarquista e criador das idéias que dariam vida ao socialismo de Karl Marx.

Em Nova Harmonia (como em Freedom), a posse de quase tudo era coletiva e a ordem era preservada por meio do referendo da comunidade. Tudo era decidido em conjunto, tudo era compartilhado.

Apesar de receber apoio de outra figura importante na história norte-americana, o inventor, industrial, literato e músico pacifista Josiah Warren, a comunidade teve diversos problemas e não sobreviveu além de alguns anos.

O grande problema, e isso é mostrado neste número, é que boas intenções nem sempre são garantia de bons resultados. Embora a comunidade seja montada baseada no coletivo, sempre existe alguém que se acha superior em seu íntimo, no caso Daniel Dixon, o líder, aqui retratado quase como um Jesus Cristo do século 19.

Uma boa história de Manfredi, desenhada por Stefano Biglia, que retorna à série depois de um longo hiato (seu último trabalho foi no número # 28 – Guerra entre tribos). Ele é um ótimo artista, muito conhecido dos fãs de Nick Raider e tem um traço bastante elegante. Aproveite.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.