MÁGICO VENTO # 70

Por Tiago Pavinato Klein
Data: 8 setembro, 2009


Autores: Gianfranco Manfredi (texto) e Ivo Milazzo (desenhos).

Preço: R$ 6,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Abril de 2007

Sinopse: Trilha sem volta – Mágico Vento e Poe estão infiltrados em uma expedição que, oficialmente, está realizando o projeto de uma estrada que passa em terra indígena. Mas extraoficialmente quer provocar uma guerra entre os sioux e os crows.

Os dois terão que fazer de tudo para que isso não aconteça.

Positivo/Negativo: Nesta continuação da aventura anterior, como acontece em várias edições de Mágico Vento, o intrincado jogo político entre governo, empresas ferroviárias, povos indígenas e mercenários aparece novamente. Este é um dos pontos que torna as HQs do personagem tão interessantes.

Não são apenas histórias do Velho Oeste, com tiroteios, perseguições e mortes. Há toda uma variedade de possibilidades, em que cada personagem e situação mostram como os caminhos da relação entre brancos e indígenas foram sendo construídas na história norte-americana.

A complexidade que muitas vezes Gianfranco Manfredi apresenta nas histórias mostra plenamente como se davam os artífices políticos, e como, parece, se caminha para um destino inevitável, apesar da luta e dedicação dos personagens principais em adiar este futuro em que as tribos indígenas vão sendo cada vez mais derrotadas e colocadas de lado.

Aqui, uma expedição almeja provocar uma guerra entre sioux e crows, com o intuito de forçar uma intervenção militar na região de Montana e facilitar a vida da Nothern Pacific, empresa ferroviária que funcionou de 1864 a 1970.

Além da questão política, a série é ótima, pois mergulha na construção dos personagens. Dos líderes indígenas aos montanheses que se juntaram à expedição, mas não concordam com as táticas do líder, do engenheiro da ferrovia ao jovem Barro, que quer provar seu valor como guerreiro, todos têm nuances próprias. Isso abre um grande leque de histórias de vida, enquanto o leitor acompanha o rumo da expedição.

A HQ desta edição fica praticamente confinada à expedição, mostrando as relações entre os diversos personagens e a construção de possibilidades para Mágico Vento resolver a situação.

De quebra, o desenho de Ivo Milazzo é sempre maravilhoso.

 

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.