MÁGICO VENTO # 90

Por Tiago Pavinato Klein
Data: 1 dezembro, 2010

MÁGICO VENTO # 90

Editora: Mythos Editora – Revista mensal

Autores: Gianfranco Manfredi (roteiro) e Darko Perovic (arte).

Preço: R$ 7,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Dezembro de 2009

 

Sinopse

Fera Desconhecida – Na continuação da edição anterior, Mágico Vento segue a aventura nas Badlands, tentando levar famílias sioux a um lugar seguro da perseguição dos shoshones.

Positivo/Negativo

A história desta edição deve ser analisada juntamente com a da edição anterior. Juntas, elas formam um grande épico da fuga das famílias sioux pelas Badlands, perseguidas pelos shoshones.

A aventura é alucinante, ajudada pela arte de Perovic, que imprime um estilo vigoroso para as cenas de ação – que, aliás, ocupam quase a revista inteira.

Apesar disso, a trama não traz grandes novidades para a série. É apenas uma boa história de aventura, com personagens interessantes, uma história de amor e outros tópicos do gênero.

Interessante notar no roteiro a sempre presente relação entre os povos indígenas e os conquistadores brancos, desta vez refletida na atuação dos shoshones, que buscam prisioneiros e escravos para uma possível aliança com o General Crook.

Movendo-se sempre neste campo de relações, a série de Gianfranco Manfredi segue mostrando as possíveis maneiras de povos indígenas norte-americanos reagirem aos brancos que entram em suas terras.

A violência dos shoshones nada mais é do que o desespero, a tentativa de uma possível aliança com os militares como forma de sobrevivência.

Como na primeira parte da aventura, Poe, parceiro de aventuras de Mágico Vento, não aparece, algo raro.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.