MÁGICO VENTO # 91

Por Tiago Pavinato Klein
Data: 1 dezembro, 2010

MÁGICO VENTO # 91

Editora: Mythos Editora – Revista mensal

Autores: Gianfranco Manfredi (roteiro) e Pasquale Frisenda (arte) – Publicada originalmente em Magico Vento # 91.

Preço: R$ 7,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Janeiro de 2010

 

Sinopse

Os mistérios de Nova York – Mágico Vento e Poe vão a Nova York para o retorno de Norma Snow aos palcos.

Na cidade, enquanto o xamã lembra de outras histórias do seu passado, a dupla reencontra Hogan.

Positivo/Negativo

Uma ótima aventura do personagem, com elementos do passado de Ned Ellis, referências a uma Nova York vista no filme Gangues de Nova York, de Martin Scorcese, discussões políticas sobre a sucessão presidencial, filatelia e muita ação.

Gianfranco Manfredi vai buscar no livro de Herbert Asbury, que inspirou Scorcese, o clima e a ambientação de Nova York do Século 19. Mas alguns personagens reais que aparecem no livro e na HQ, como Fredericka Mandelbaum, financiadora e protetora de ladrões, ficaram de fora do filme.

Ao lado de Hogan e outros personagens, ela comanda articulações sobre a sucessão presidencial norte-americana, com artimanhas políticas de diversos tipos. Nesta edição, debate-se sempre a possibilidade do General Custer concorrer à presidência dos Estados Unidos.

A ambientação da época nas mãos de Frisenda é excelente, com uma belíssima página de abertura e todo o clima das gangues nas recordações de Ned Ellis. O passado do xamã volta a ser reconstruído, com lembranças do seu período de marinheiro. Os fatos de ontem se encaixam com a história do hoje, trazendo de volta os personagens de suas lembranças.

Para completar a edição, o universo teatral de Nova York aparece com Norma Snow retornando aos palcos, depois de muito tempo. E há também uma interessante questão filatélica, com o início da confecção de selos e uma visão de como eles poderiam ser valiosos no futuro.

Na verdade, uma coleção de selos acaba sendo o mote de um dos amigos de Ned no passado.

Enfim, esta edição mistura diversos elementos, trazendo de volta Hogan, o maior inimigo de Ned, e Norma, sua eterna paixão. Além disso, tem muita ação, seguindo novamente o viés político da série.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.