Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

MARVEL ACTION # 15

1 dezembro 2008


Autores: Cavaleiro da Lua - Charlie Huston (roteiro) e Mico Suayan (arte);

Demolidor - Ed Brubaker (roteiro), Lee Week e Stefano Gaudiano (arte da primeira história) e Michael Lark e Stefano Gaudiano (arte da segunda história);

Pantera Negra - Reginald Hudlin (roteiro) e Francis Portela (desenhos).

Preço: R$ 6,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Março de 2008

Sinopse: Pantera Negra - A Embaixada de Wakanda foi destruída. Enquanto providencia a reconstrução, T'Challa recebe um inesperado convite de Reed e Sue Richards para se estabelecer no Edifício Baxter e integrar o Quarteto Fantástico, substituindo o casal que sairá em uma segunda lua-de-mel. Ao mesmo tempo, algo estranho começa a acontecer na Zona Negativa.

Cavaleiro da Lua - Spector tem uma longa conversa com o Justiceiro sobre as diferenças entre eles. Depois, o Cavaleiro da Lua procura um velho inimigo para ajudá-lo a caçar o novo vilão Meia-Noite.

Demolidor - Milla Donovan relembra os recentes acontecimentos na vida de Matt Murdock e como eles afetaram o relacionamento dos dois. E Melvin Potter, um inimigo do Demolidor conhecido como Gladiador, é acusado de um assassinato que alega não ter cometido. Matt não quer defendê-lo, mas Becky, a nova sócia do escritório, decide pegar o caso.

Positivo/Negativo: Com duas histórias do Demolidor no mix não tem como errar. A primeira talvez não agrade muito a quem prefira ação desenfreada, mas é uma das melhores edições dos últimos tempos. Brubaker faz uma retrospectiva da vida de Murdock desde que ele conheceu Milla e, coincidentemente, teve sua vida virada de pernas para o alto.

É muito interessante e bonita a perspectiva de Milla e tudo o que passa para viver seu amor com Matt Murdock. Mais do que ser a esposa de um super-herói, ela vive à sombra da grande paixão dele pela falecida Karen Page, além de conviver com a presença constante de diversas super-ex-namoradas do Demolidor. É uma trama sentimental, que, sem dúvida, merece ser conferida.

A segunda HQ começa um novo arco talvez delineando o formato das aventuras do herói daqui para frente. Enquanto o Demolidor tenta resolver uma série de crimes na Cozinha do Inferno, algo misterioso está acontecendo com o Gladiador, atualmente está preso num sanatório. E, claro, que o escritório de Matt vai se incumbir do caso.

E vale mencionara que o arte-finalista e o colorista merecem mais destaque do que os próprios desenhistas. Mesmo com dois artistas diferentes, a história tem o mesmo padrão visual, a mesma qualidade. A questão era manter a identidade estabelecida para as revistas do personagem nos últimos tempos. E isso foi feito. Ambos os desenhistas são bons, mas auxiliados por uma equipe competente se tornaram excelentes.

A nova fase do Pantera Negra começou bem, apesar de T'Challa e Tempestade integrarem o Quarteto Fantástico ser um certo contra-senso ao que vinha sendo desenvolvido no título.

A melhora mais expressiva é na arte, que do péssimo para um trabalho bem executado. Apesar de Francis Portela não se destacar no geral, as cenas com os insetos alienígenas estão excelentes. Vai ser interessante se ele continuar neste arco só para ver o que fará com os desenhos dessas criaturas.

Aliás, o melhor da história é a seqüência paralela que mostra os monstrengos da Zona Negativa. Desde a micro civilização que é esmagada por um agente da S.H.I.E.L.D. até a criatura que invade o Edifício Baxter.

A última parte da revista é com o Cavaleiro da Lua, e parece que o título começou a desandar, pois se refere tanto ao passado do personagem que é difícil distinguir o que é reformulação e o que já fazia parte da cronologia.

Ainda assim, a arte continua se destacando pelas cores. Mesmo com a saída do excelente David Finch dos desenhos, o visual foi preservado, e o personagem continua interessante. Por isso, ainda vale a pena acompanhá-lo.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA