Mauricio – Quadrinho a Quadrinho

Por Marcus Ramone
Data: 21 maio, 2007

Mauricio - Quadrinho a QuadrinhoEditora: Editora Globo – Livro teórico

Autor: Sidney Gusman

Preço: R$ 39,90

Número de páginas: 112

Data de lançamento: Março de 2006

Sinopse

Como a paixão pelos gibis levou Mauricio de Sousa a se tornar o mais celebrado autor de histórias em quadrinhos do Brasil.

Positivo/Negativo

“Muito já se falou e escreveu sobre Mauricio de Sousa”. Assim escreveu o jornalista Sidney Gusman em seu texto de apresentação do livro. A afirmação não é um reforço da idéia equivocada de que essa é mais uma entre tantas (quase) biografias já escritas sobre o criador da Turma da Mônica. Pelo contrário. Mauricio – Quadrinho a Quadrinho é essencialmente a história da relação do quadrinhista com os gibis desde sua infância. Trocando em miúdos: era o que faltava constar dos muitos textos que existem sobre o artista.

Os elementos biográficos narrados no livro constituem apenas um pano de fundo para o relato da paixão de Mauricio de Sousa pelos quadrinhos e, mesmo assim, restritos aos que têm alguma relação direta ou indireta com o assunto central da obra.

Dessa forma, Mauricio de Sousa conta como despertou seu interesse pelas HQs, quais as aventuras e autores que mais lhe agradavam, como aprendeu a ler com os gibis e outras revelações curiosas.

Há passagens engraçadas, como a que o quadrinhista, sentado no “trono”, deixou cair algumas revistas na banheira ao lado e depois as pendurou no varal para secá-las; ou, então, um fato grotesco que aconteceu em sua época de escola, quando um de seus professores promovia no colégio a apreensão e queima de gibis na fogueira.

Os obstáculos para a publicação de suas primeiras tiras, as dificuldade financeiras no início da carreira, as influências de artistas nacionais e estrangeiros em seu trabalho, tudo isso e muito mais está nesse livro que é o resultado de horas de entrevistas descontraídas concedidas a Sidney Gusman.

Com um projeto gráfico primoroso, que inclui formato grande, capa dura e papel especial no miolo, o livro possui um texto escrito de forma clara e simples, ricamente ilustrado de forma dinâmica e visualmente atrativa em cada página, com fotos atuais e antigas de Mauricio de Sousa, tiras clássicas e ilustrações de capas de gibis da Turma da Mônica e de vários outros personagens preferidos pelo quadrinhista.

Além das introduções escritas por Mauricio de Sousa e Sidney Gusman, o livro é dividido nos capítulos A paixão pelos quadrinhos e O nascimento do artista, que também apresentam ilustrações do quadrinhista feitas durante a entrevista e relacionadas aos assuntos abordados no texto; e Os favoritos de Mauricio de Sousa.

Este último capítulo é o grande diferencial do livro e tem nada menos que 60 páginas (duas para cada personagem ou autor) sobre os ídolos do criador da Turma da Mônica nos gibis. Dos clássicos Brucutu, Asterix e Fantasma a contemporâneos como Piratas do Tietê, passando por quadrinhistas saudosos como Henfil até os ainda na ativa como Angeli, os textos detalham o histórico de cada um e inserem comentários breves de Mauricio de Sousa.

Eis, então, a definição de Mauricio – Quadrinho a Quadrinho: uma verdadeira enciclopédia sobre os clássicos dos gibis, escrita por um dos maiores especialistas do Brasil e cujo fio condutor é o mais bem-sucedido quadrinhista brasileiro de todos os tempos.

Por isso, a obra, por mais impensado que possa parecer aos mais desavisados, é indicada para todos os fãs de quadrinhos (não só os da Turma da Mônica), principalmente os veteranos, que encontrarão nessas páginas imagens e referências textuais a personagens e gibis dos quais não se tem mais notícia há décadas, além de muitas curiosidades sobre todos eles.

Para os leitores das novas gerações, também é a oportunidade de conhecer uma (enorme) fatia do rico passado da nona arte no Brasil e saber como era mais diversificado o mercado de HQs no País.

Nas últimas páginas, uma lista de créditos das imagens com identificação dos gibis, editoras e datas de lançamento reforça esse caráter de documento histórico do livro.

Mauricio – Quadrinho a Quadrinho é, indiscutivelmente, uma obra para ser guardada em um espaço de destaque na estante. Mas em um lugar de fácil acesso, pois certamente o livro será manuseado com bastante freqüência, para consultas diversas ou pelo simples prazer de viajar no maravilhoso mundo dos quadrinhos.

Classificação

5,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.