Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

MICROGRAPHICA

19 outubro 2009


Autora: Renée French (texto e arte).

Preço: US$ 10,00

Número de páginas: 208

Data de lançamento: Maio de 2007

Sinopse: Dois roedores acham uma bolinha de merda e têm que lidar com a sua descoberta.

Positivo/Negativo: Micrographica tem esse nome porque é micro mesmo. A artista Renée French desenhou cada quadrinho em dimensões diminutas - um centímetro por um centímetro - e depois ampliou, mas não muito, para quadros de oito por oito centímetros.

O resultado é um traço grosseiro, impreciso, cru e tremido mesmo. Porque Renée lida com o incontrolável e o imponderável das imprecisões da mão humana.

É, aliás, o caminho contrário da maioria dos artistas, que desenha em páginas grandes para diminuir o tamanho - e as imperfeições - na redução.

Quando Renée inverte a lógica para desenhar seus roedores fascinados por uma bolinha de bosta, está experimentando.

Mas não é uma experiência gratuita ou boba. O tema de seu trabalho é justamente a natureza como ela é: caótica, ilógica e bruta. Seus bichinhos vêm e vão, vagam, trocam diálogos sem propósito - apenas existem.

Micrographica é um trabalho simples, sintético e exemplar.

Publicada originalmente como uma HQ digital (indicada ao prêmio independente Ignatz), Micrographica acabou virando livro em uma edição pequena, mas caprichada, da sempre zelosa Top Shelf, de Chris Staros.

É tanto esmero que, nas páginas finais, um grupo de artistas foi convidado para criar suas versões das bolinhas de merda.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA