NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO – VOLUME 2

Por Mário César
Data: 1 dezembro, 2007


Título: NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO – VOLUME 2 (Conrad
Editora
) – Edição especial

Autor: Hayao Miyazaki (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 29,90

Número de páginas: 132

Data de lançamento: Novembro de 2006

Sinopse: Nausicaä é aprisionada pela tribo dos Doroks, que planeja um ardiloso ataque contra as tropas de Torumekia e seus aliados.

Para evitar uma grande tragédia, a princesa precisa fugir e avisar os soldados do Vale do Vento sobre o perigo iminente.

Positivo/Negativo: No longa-metragem de Nausicaä, dirigido pelo próprio Miyazaki, a história termina logo após o violento ataque dos Ohmus contra as tropas de Torumekia e a realização da profecia da redentora. Nos quadrinhos, tudo isso não compreende nem os dois primeiros dos sete volumes da série.

No primeiro, o universo de Nausicaä foi primorosamente apresentado, bem como seus principais personagens. No segundo, a aventura propriamente dita começa a tomar forma. E que aventura!

A ação empolga do início ao fim em eletrizantes seqüências, como a fuga de Nausicaä e a invasão de Yupa à vila dos domadores. Entretanto, nenhuma cena se compara com o violento ataque dos Ohmus contra as tropas de Torumekia. O ponto alto da série até agora, simplesmente devastador e soberbamente ilustrado.

O grande trunfo de Miyazaki, porém, é ir muito além do mero espetáculo visual. Sua trama é riquíssima nas entrelinhas ao abordar ecologia, política e disputas pelo poder sem cair no lugar-comum ou entediar o leitor.

O trabalho de edição da Conrad continua excelente. Trata a série com o requinte merecido e faz isso sem tornar obsceno o preço de venda da publicação.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.