Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Reviews

NEANDERTHAL

1 dezembro 2010

NEANDERTHAL

Editora: (Image Comics) - Edição especial

Autores: Chris Ryall (roteiro), Tim Vigil e Jay Fotos (desenhos).

Preço: US$ 3,99

Número de páginas: 24

Data de lançamento: Abril de 2009

 

Sinopse

Era Paleolítica, 40 mil anos atrás. A luta pela sobrevivência era árdua em uma natureza hostil e selvagem, um mundo onde o primitivo ainda era tabu.

Nessa época, o Homem de Neanderthal vagava pelas planícies como apenas mais um dentre tantos predadores que disputavam ferrenhamente outro dia ao sol.

Eis que, para estes longínquos antepassados, surge uma ameaça que talvez nem eles possam subjugar.

Positivo/Negativo

Esta edição especial é mais uma adaptação de uma famosa pintura do renomado artista Frank Frazetta, como parte da linha Frazetta Comics que a editora Image Comics vem publicando há algum tempo.

Dono de um traço realista e estilo ímpar, Frazetta é considerado um dos grandes nomes da nona arte. Aqui, a obra-prima transformada em HQ é a conhecida gravura de um grupo de Neandertais armados, utilizada como capa da edição # 15 do antigo título de terror Creepy, em 1967, e que complementa o trio de capas elaboradas especialmente para este conto especial da coleção.

Se a real intenção da equipe criativa era homenagear e criar uma história baseando-se numa tela, isso foi feito. Afinal, o conto é simples, bem narrado, com arte e cores bem equilibradas. Enfim, uma leitura aprazível e sem grandes pretensões.

O interessante durante a narrativa é a falta de comunicação verbal - não há balões nem diálogos entre os personagens. De certa maneira, é verossímil esta escolha do roteirista, visto que os homens primitivos se comunicavam por gestos e balbucios, o que é muito bem trabalhado ao longo da trama.

Nas últimas páginas estão os melhores momentos, devido a dois pontos. O primeiro é a "explicação" da gravura original de Frazetta e, logo depois, o encontro com outra raça mais inteligente - e não é spoiler afirmar que são os Homens de Cro-Magnon ou, simplesmente, os mais antigos exemplos do atual Homo Sapiens.

A cena retrata o que seria o primeiro encontro, ocorrido há 40 mil anos, que culminaria na extinção dos Neandertais cerca de dez mil anos depois.

Para quem se interessa por História e culturas antigas, é uma boa pedida de leitura.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA