O Amuleto # 1 – O Guardião da Pedra

Por Marcelo Naranjo
Data: 15 março, 2016

O Amuleto # 1 – O Guardião da PedraEditora: Fundamento – Edição especial

Autor: Kazu Kibuishi (roteiro e arte).

Preço: R$ 34,80

Número de páginas: 192

Data de lançamento: Março de 2013

Sinopse

Após perder o pai num trágico acidente, a jovem Emily, seu irmão menor Navin e sua mãe se mudam para a antiga casa da família. Lá, estranhas coisas começam a acontecer e estão ligadas a uma joia deixada pelo bisavô, desaparecido há muitos anos.

Atacados por estranhos seres, os três são levados para outra realidade, na qual vão descobrir um mundo diferente, cheio de surpresas, desafios e perigos.

Positivo/Negativo

Na contracapa, o autor do ótimo Bone, Jeff Smith, afirma que o leitor de O Amuleto será fisgado pela série em poucas páginas. É verdade. Aliás, é possível afirmar, numa primeira passada de olhos, que a obra lembra um pouco tanto Bone, quanto o filme As Crônicas de Spiderwick (baseado, por sua vez, numa série de livros).

Mas O Amuleto é mais que isso. Esta série infanto-juvenil de quadrinhos, pouco conhecida por aqui, embora já tenha quatro volumes lançados no Brasil, é uma saga brilhante e criativa. O quinto número, ainda inédito nas nossas livrarias, ganhou o Eisner Award como Melhor Publicação para Crianças.

Não à toa. Com arte encantadora, personagens carismáticos, ritmo incessante e recheada de suspense e aventura, a série teve os direitos adquiridos em 2015 pela Fox e deve ganhar as telonas num futuro próximo.

O acerto de Kazu Kibuishi começa na construção dos personagens, de fácil identificação com o leitor, em especial a protagonista Emily, uma criança arrasada com a morte do pai. Determinada, é dela o fardo de ter encontrado o amuleto, uma misteriosa pedra guardada por seu bisavô na casa da família.

O objeto tem estranhos poderes e “conversa” com sua detentora. Levados a um mundo diferente do nosso, perseguindo um estranho ser que capturou e fugiu com sua mãe, ela e o irmão acabam sendo ajudados por alguns simpáticos robôs, todos criados pelo bisavô Silas Charnon, ainda vivo.

Em seus últimos momentos de vida, ele conta que estava apenas aguardando a chegada das crianças, e que Emily terá um fardo a carregar se optar ser a guardiã da pedra. Mas seres estranhos também estão de olho no amuleto e a cruzada das crianças em busca da mãe e de entender o significado de tudo o que está ocorrendo está apenas começando.

Não que seja um clássico absoluto dos quadrinhos, mas o leitor que procura algo mais quando seleciona suas obras vai achar uma série com reviravoltas, perseguições aéreas, monstros assustadores, robozinhos simpáticos e até uma casa que vira um robô gigante! Quem curte o gênero não tem do que reclamar.

A memória afetiva de quem assistiu a muitos e muitos filmes da Sessão da Tarde na televisão agradece ao autor – fora que o belíssimo traço remete muito a uma animação das boas.

Sabe aquelas poucas e ótimas aventuras feitas para “crianças de todas as idades”? É exatamente isso. E este é só o primeiro volume!

Classificação

4,5

.

Compre O Amuleto # 1 aqui!

• Outros artigos escritos por

.

  • Tenho muita vontade de ler essa série… mas nunca vi à venda. Já pesquisei na web e vi q a arte interna é muito bonita! Aqui no Brasil já saíram quatro volumes! No exterior sai o volume 7 nesse ano (ou já saiu); a série completa terá nove volumes!

    • Oi, Jefferson! No final da resenha tem link para comprar online, caso tenha interesse. Você também conseguirá encontrar outros volumes da série.

      • Estranho q sempre compro na Amazon e não me lembrava de ter visto por lá… Pena q o momento não está favorável. A empresa aonde trabalho está falindo e estou com dois salários atrasados… Imagine q de 2014 para cá, de 60 funcionários, agora só restam quatro, só pra não fechar as portas de vez? Desculpe o desabafo, mas valeu a informação!