Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

O MUNDO MENDELÉVIO E O PLANETA TELÚRIA

30 maio 2009


Autor: João Marcos (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 28,00

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Agosto de 2009

Sinopse: Mendelévio e Telúria são dois irmãos como tantos outros que existem pelo mundo. Eles brigam, vivem aprontando um com o outro, mas, no fundo, se adoram - mesmo que jamais admitam isso.

Este livro traz uma coletânea de suas páginas de quadrinhos, publicadas no jornal Hoje em dia, de Belo Horizonte.

Positivo/Negativo: O talentoso quadrinhista mineiro João Marcos é mais um autor que o Brasil deveria reverenciar, mas praticamente não conhece pela falta de um sistema eficaz de distribuição e publicação de tiras nacionais em jornais do País.

O autor, que é também professor universitário e ganhador do HQ Mix de melhor mestrado de 2007 (o trabalho virou o livro Traça Traço Quadro a Quadro, da editora C/Arte, sobre produção de quadrinhos nas aulas de arte), criou uma tira que lida com temas comuns a qualquer família: a implicância ininterrupta entre irmãos.

E o mérito de João Marcos é tirar desse assunto tão corriqueiro sacadas muito engraçadas, reforçadas pelo seu traço extremamente expressivo.

A diversão começa com os nomes dos irmãos, retirados dos elementos químicos da tabela periódica, e se estende pelas caretas inacreditáveis que arrancam risadas do leitor sem o menor esforço.

Esta é a terceira publicação das HQs de Mendelévio. A primeira foi um minilivro (6,5 x 15 cm) de 96 páginas, em 2001, e a segunda, a coletânea Mendelévio Dez, em 2005, ambas lançadas pelo Emcomum Estúdios.

O mundo Mendelévio e o planeta Telúria, que tem posfácio de Mauricio de Sousa, é, sem dúvida, o grande momento editorial do personagem. O álbum, apesar de mostrar poucas aventuras de Mendelévio e Telúria, traz um bom apanhado para os leitores que não conhecem o material. Funciona como um eficiente cartão de visitas.

Como a Abacatte Editorial, ao menos por enquanto, não vende pela internet, vale a pena procurar a obra em livrarias. É diversão garantida.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA