Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

O SONHADOR

30 maio 2009


Autor: Will Eisner (roteiro e arte).

Preço: R$ 22,00

Número de páginas: 54

Data de lançamento: Setembro de 2007

Sinopse: Na década de 1930, nos Estados Unidos, um jovem chamado William Eyron tem o sonho de trabalhar como autor de histórias em quadrinhos.

Ele é um sonhador e esta é a história do que deve ser feito para tentar transformar esse sonho em realidade.

Positivo/Negativo: Ter o nome Will Eisner na capa de um álbum de quadrinhos parece ser uma garantia para o leitor.

Eisner, como todos os grandes expoentes de qualquer arte, é inigualável. As possibilidades que sua obra gera são muitas e, portanto, capazes de atingir diversos tipos de leitor. Por exemplo, quem se interessa por histórias urbanas encontra o tema muito bem tratado em O sonhador.

Se você é o tipo de leitor que acredita nas histórias em quadrinhos como um meio expressivo maior que qualquer personagem, Eisner é um manancial. Algumas de suas propostas estéticas nesta história continuam absolutamente originais, passados mais de 20 anos do lançamento da obra nos Estados Unidos.

Agora, se você é o tipo de leitor que se interessa pelo começo da indústria dos quadrinhos na década de 1930, este álbum traz uma boa panorâmica desse cenário, com vários personagens baseados em grandes nomes de desenhistas e editores, como Jack King (Jack Kirby). Isso tudo a partir da ótica de um personagem, William Eyron.

Aliás, se você é o tipo de leitor que se interessa pela biografia do mestre da nona arte, é importante que saiba que o personagem principal, William Eyron, é baseado no próprio Eisner; e passa por situações similares às que ele viveu na vida real.

No entanto, se você for um leitor que não está interessado em temas específicos ou na revolução da linguagem, na história da indústria dos quadrinhos e nem mesmo na vida de Will Eisner, e quer somente ler uma boa história, pode adquirir esta obra sem medo.

O drama humano de seu protagonista, as primeiras e segundas intenções dos demais personagens, a busca pelo sonho, as situações que nem a força de vontade resolve, a satisfação de alcançar um objetivo. Todas essas situações, ao mesmo tempo tão contraditórias e tão humanas, são a base desta trama.

Com essa estrutura posta, a construção da narrativa se dá a partir da imensa habilidade de Eisner em criar histórias. O apuro técnico aliado à sensibilidade da percepção do autor cria a profundidade. Mas uma profundidade acessível, simples, capaz de tocar o leitor, nada hermética.

É pela espantosa pluralidade do simples que o nome de Will Eisner na autoria serve como garantia para uma obra.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA