Palestina – Uma Nação Ocupada

Por Sidney Gusman
Data: 3 março, 2001

Palestina - Uma Nação OcupadaEditora: Conrad Editora

Autores: Joe Sacco (Roteiro e desenhos)

Preço: R$ 23,50

Data de lançamento: Dezembro de 2000

Sinopse

Palestina é uma experiência nova para os leitores brasileiros, pois trata-se de uma “reportagem em quadrinhos”, escrita e desenhada por Joe Sacco, que nasceu em Malta, cresceu na Austrália e vive atualmente nos Estados Unidos.

Ele passou dois meses viajando pelo Oriente Médio, no final de 1991, coletando histórias de militantes e gente comum nas ruas, hospitais, escolas e casas de refugiados. Além disso, presenciou violentos confrontos dos soldados com a população e entrevistou vítimas de tortura. O resultado é um retrato da dura realidade enfrentada por palestinos e israelenses naquela época e que, infelizmente, insiste em permanecer nas manchetes dos jornais até hoje.

Positivo/Negativo

Com um traço no melhor estilo underground, usando e abusando das hachuras no desenho, Sacco dita o ritmo da leitura. Ele mescla páginas inteiras com outras divididas em até 20 quadrinhos. Num determinado capítulo, a narração é conduzida como num “livro ilustrado”, com apenas algumas ilustrações em meio ao texto. Tudo varia de acordo com o assunto abordado pelo autor.

Um aspecto interessante, mas que cansa um pouco a leitura, é a distribuição de balões e recordatórios, que são “espalhados” pelo desenho, sem seguir os padrões das HQs. Eles aparecem inclinados, sobrepostos e até atravessados no meio do desenho.

A Conrad, de novo, trabalhou com extrema competência e produziu uma edição belíssima, impecável, do ponto de vista gráfico. Para deixar o álbum ainda mais atraente e completo, “escalou” José Arbex, um respeitado jornalista brasileiro da área de política internacional, para escrever o (excelente) prefácio.

Classificação

4,0

• Outros artigos escritos por

.