Pobre marinheiro

Por Zé Oliboni
Data: 29 novembro, 2013

Pobre MarinheiroEditora: Balão Editorial – Edição especial

Autor: Sammy Harkham (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 26,00

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Outubro de 2013

Sinopse

Um jovem vive uma vida tranquila no interior, quando seu irmão surge e o convida para uma expedição comercial no mar. Com possibilidades de ganhos financeiros e aventuras, ele aceita, partindo sem a anuência da esposa. Mas a viagem e seu retorno guardam experiências que mudarão o curso de sua história.

Positivo/Negativo

Pobre Marinheiro é uma adaptação para quadrinhos de um conto do autor francês Guy de Maupassant.

Montada com um quadro por página, praticamente sem texto e com um traço bem limpo e sintético e um belíssimo tom verde, que faz as marcações de sombras, Harkham cria uma história muito triste sobre a inquietude e o eterno desejo de estar em outro lugar.

O marinheiro do título tinha casado e vivia isolado com sua esposa em uma casa que eles construíam juntos na floresta. Essa rotina é quebrada com a chegada do irmão, que o convida para uma viagem.

De início ele não aceita, mas a ideia vai crescendo dentro dele de uma forma que não consegue mais ficar parado em casa.

A longa viagem, cheia de lugares fantásticos e situações inesperadas, ganha um ritmo muito interessante graças à opção de trabalhar um quadro por página. A leitura é bem rápida, mas a sensação de passagem do tempo na narrativa se alterna ao longo da trama. Em boa parte do livro, fica um clima do marasmo de uma extensa viagem, com pequenos acontecimentos entre longos períodos no mar. Isso vai até o momento em que tudo se transforma e uma sequência brutal de ação muda a vida do marinheiro. Tudo parece passar em um piscar de olhos.

Pobre Marinheiro se encaixa perfeitamente na coleção Zug da Balão Editorial, consolidando a narrativa triste e fechando um conceito visual que marca a série de livros.

Vale muito conferir este que é um dos grandes lançamentos de 2013.

Classificação

classificacao50

• Outros artigos escritos por

.