RAFE – RESOLVENDO UMA HISTÓRIA

Por Guilherme Kroll Domingues
Data: 1 dezembro, 2008


Autor: Thiago Spyked (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 3,00

Número de páginas: 40

Data de lançamento: Junho de 2007

Sinopse: Rafe é um personagem que precisa derrotar três monstros. Para isso, ele pode pedir qualquer coisa ao seu criador e autor da história.

Mas as soluções precisam ser inventivas.

Positivo/Negativo: Rafe – Resolvendo uma História é uma revista independente assinada por Thyago Spyked e que tem uma proposta interessante: mostrar, por meio de uma HQ simples, como o paradigma do roteiro, segundo o qual criada uma problemática o autor conseguirá resolvê-la.

É idéia é boa, mas a execução deixa bastante a desejar. Spyked faz uso de uma diagramação repetitiva, que ele mesmo faz uma piada como sendo “incomum” e de um traço pouco elaborado para simplificar o andamento da trama. Isso cansa e compromete a atenção do leitor.

Algo que estraga de pronto a intenção do autor é seu texto no posfácio enumerando os porquês da história. Isso acaba com a descoberta do leitor, guiando a leitura. Acaba funcionando como “explicar a piada”.

A idéia de fazer piadas metalingüísticas também é boa, mas no caso de Rafe – Resolvendo uma História novamente o resultado não é satisfatório: quase todas as piadas arrancam, no máximo, um leve sorriso.

Há ainda problemas de revisão, como “aonde” no lugar de “onde”, sujeito e predicado separados por vírgulas, dentre outras coisas.

Mas a HQ tem alguns méritos. A capa é bem feita e atrai a atenção dos leitores. Além disso, o autor mostra que é um desenhista de qualidade quando põe seu traço à prova em diversos momentos.

Outro ponto a se elogiar é a temática, que mostra um fanzineiro preocupado em estudar e se aprimorar.

O próprio personagem Rafe é uma criação inteligente e, se bem trabalhada, pode render boas histórias. Cabe ao autor insistir nele e continuar evoluindo.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.