REVISTA ILUSTRAR # 21

Por Marcus Ramone
Data: 1 dezembro, 2011

REVISTA ILUSTRAR # 21

Editora: Reference Press – Revista bimestral

Autores: vários (textos e ilustrações).

Preço: gratuito (disponível para download)

Número de páginas: 120

Data de lançamento: Março de 2011

 

Sinopse

Revista de ilustração, arte e design, produzida por artistas brasileiros.

Positivo/Negativo

Se alguém tem dúvidas sobre a qualidade extraordinária dos ilustradores brasileiros e como é efervescente e atuante o mercado em que trabalham, precisa ler – ou melhor, olhar – esta edição da Revista Ilustrar, disponível na grande rede para download gratuito.

A capa assinada por Benicio é apenas o aperitivo para uma revista bonita, bem diagramada, com visual moderno, salpicada de cores e recheada de (muita) arte de vários autores com diferentes traços e técnicas de composição.

Além das colunas opinativas, matérias especiais, curiosidades, perfil descritivo de artistas e dicas de pintura digital em 3D, a Revista Ilustrar # 21 também cumpre o papel de informar sobre áreas afins da ilustração, como o desenho animado e a publicidade, bem como de cultura geral (no texto sobre o escritor Moacyr Scliar, falecido em fevereiro deste ano).

As páginas de charges, pin-ups e caricaturas são um convite à diversão, mas a edição tem três grandes atrações que merecem todo o destaque.

Uma delas é a entrevista com Runne Bennick, desenhista dinamarquês radicado no Brasil, que trabalhou para os Estúdios Disney e participou da produção de arte de Irmão Urso, dentre outras animações.

E também a seção Sketchbook, com 20 páginas sobre a história de um livro de esboços do ilustrador austríaco Hans Liska, produzido em meio às trincheiras alemãs na Segunda Guerra Mundial.

É um resgate histórico que a revista realizou depois de encontrar o livro raro em São Paulo. Relato emocionante, em texto e imagens – muitas reproduzidas na matéria.

Mas é a seção especial sobre o ilustrador brasileiro Benicio que chama a atenção. O texto faz um balanço rápido e rasteiro do trabalho do artista e mostra imagens da exposição dedicada a ele em São Paulo, com as ilustrações publicadas no livro Sex & Crime – The Book Cover Art of Benicio, da Reference Press.

Algumas dessas belas ilustrações realistas – pintadas ou ainda no lápis – de Benicio estão reproduzidas nesta edição.

A beleza visual e editorial da Revista Ilustrar # 21 só não impediu alguns equívocos gramaticais nos textos.

São poucos, mas erros de crase e de colocação (e ausência) de vírgulas, bem como um “1 de maio” – em vez de “1º de maio – não podem ser ignorados.

E fica a dica para o leitor baixar as outras edições da publicação, todas em alto nível de qualidade.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.