Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

SÁPIOS & MUTUNAS # 1

3 setembro 2009

Autor: Frank Delmindo (texto e arte).

Preço: R$ 8,00

Número de páginas: 100

Data de lançamento: Janeiro de 2009

Sinopse: Um atentado terrorista em uma escola mata 400 crianças. Um grupo de mutantes e humanos se une em busca de vingança.

Positivo/Negativo: Sápios & Mutunas é uma HQ sobre mutantes justiceiros que vivem em um mundo que os teme - como os X-Men.

Tem um cara que é igual ao Wolverine, mas seus poderes são parecidos com os de Noturno, o X-Men teleportador.

Tem também telepatas e robôs gigantes.

A trama começa com um atentado terrorista que mata crianças em uma escola - que lembra muito a minissérie Guerra Civil, da Marvel.

Os diálogos são mal construídos e cheios de clichês. Além disso, estão lotados de erros de português.

Os desenhos são feios. O que mais chama a atenção são os personagens cabeçudos. Mas a arte é precária do começo ao fim - embora a primeira metade seja ainda pior.

A própria edição da revista tem cacoetes das histórias de super-heróis, como os avisos de "Continua..." no meio da história.

A impressão é ruim, cheia de falhas.

E o pior de tudo: a lista de problemas é apenas uma síntese resumida. Uma lista criteriosa seria exaustiva.

Os problemas de Sápios & Mutunas têm a ver com a natureza do mercado de quadrinhos independentes dos dias atuais.

O avanço tecnológico dos últimos anos permitiu que as HQs dessem um salto impressionante. A internet ajudou na circulação e na interligação entre os leitores, editores e artistas. Ao mesmo tempo, o avanço e o barateamento dos processos gráficos permitiram que publicações que há poucos anos seriam fotocopiadas ou mimeografadas ganhassem um bom acabamento.

Com isso, o universo independente deixou de ser o campo de experiências que já foi e se tornou um mercado paralelo. Suas revistas muitas vezes são melhores que as das grandes editoras.

Ao mesmo tempo, a internet se tornou uma vitrine eficientíssima (e gratuita!) para quadrinhistas em começo de carreira mostrarem seu trabalho, discutirem os erros e corrigirem os rumos antes de investirem em uma publicação em papel.

Por tudo isso, quando se tem uma revista independente nas mãos, a expectativa é bem mais alta do que era na época do fanzine de mimeógrafo. O espaço para quem está em formação foi transferido para a internet.

O que Frank Delmindo produziu neste primeiro número de Sápios & Mutunas é um trabalho que está muito longe de estar pronto. Ele precisaria ser aprimorado e lapidado, discutido com colegas artistas, repensado em diversos sentidos. Um debate mais aprofundado com os integrantes do coletivo Quarto Mundo, ao qual a revista é afiliada, poderia ter levado a um resultado melhor.

De qualquer forma, antes de qualquer coisa, teria que deixar de ser um decalque mal feito do pior que a Marvel Comics tem a oferecer.

É bem verdade que Delmindo tem lá seus méritos. Mesmo aos trancos e barrancos, ele consegue conduzir bem partes da história. Além disso, usa alguns recursos narrativos interessantes aqui e acolá.

Entretanto, as poucas virtudes do trabalho são pequenas demais diante da magnitude dos problemas da revista.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA